O que é “Vida Positiva”?

“A “Vida Positiva” é uma estratégia através da qual envolvem-se como pessoas na melhoria da saúde e qualidade de vida. Esta estratégia é aplicada não só para pessoas vivendo com HIV, mas também para casos de quaisquer doenças ou doenças crónicas.

A “Vida Positiva” passa pelo cuidado com a higiene pessoal, ambiental e alimentar que passa pela conservação e boa preparação de alimentos de modo a prevenir intoxicações alimentares que podem provocar complicações estomacais (diarreias).

Nutrição saudável e exercícios físicos

Nutrição saudável  – na área nutricional é importante referir que têm-se alimentos que fornecem o nosso organismo a prevenir-se de certas doenças, mas também têm-se alimentos prejudiciais para a saúde.

A importância dos exercícios físicos –  as pessoas que sofrem de doenças crónicas, incluindo o HIV, a actividade física é estritamente obrigatória. Esta melhora o apetite, desenvolve os músculos, reduz o stress, aumenta a energia e ajuda a manter a saúde física e emocional no geral. As pessoas devem ser encorajadas a manter as suas atividades diárias, como caminhar, limpar, ir buscar água, procurar lenha e outras, desde que elas estejam capazes de o fazer.

Sempre que possível, recomenda-se que as pessoas com doenças crónicas façam exercícios físicos diariamente, pelo menos durante 15 a 20 minutos por dia.

Componentes que ajudam na vida positiva

  • Comportamento sexual
  • Prevenção das ITS
  • Planeamento familiar
  • Evitar consumo de álcool e outras drogas
  • Praticar actividade física
  • Nutrição balanceada