Quem somos?

O Programa do Governo 2020 – 2024 adopta a abordagem de ‘integração dos assuntos transversais em cada Prioridade e Pilar de suporte, deixando assim, de existir um capítulo específico dedicado aos assuntos transversais’ (Governo de Moçambique 2015: 4).

Neste contexto, o Sector da Educação e Desenvolvimento Humano, pela sua preocupação de garantir a inclusão e equidade no acesso, participação e retenção, bem como, assegurar a qualidade da
aprendizagem, no âmbito da estruturação do seu Plano Estratégico de Educação PEE (2020-2029) adotou a mesma abordagem de tratamento dos assuntos transversais (como: género, saúde escolar, nutrição, produção escolar, necessidades educativas especiais, prevenção e resposta à violência contra crianças na escola, educação em situação de emergência, desporto escolar e alimentação escolar), tendo integrado os temas em questão nos programas, planos e orçamentos em todos os subsistemas do sector.

Para operacionalização do PEE nos programas do sector, existem
estruturas de funcionamento nos níveis central, provincial, distrital, ZIPs, escola e Instituições de Formação de Professores (IFP). Em cada um desses níveis acima referidos, há e/ou são indicados Pontos Focais com responsabilidade de coordenar e implementar as actividades sobre os temas em referência. Por outro lado, existe no
Departamento de Recursos Humanos do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, o programa de HIV e Doenças Crónicas no Local de Trabalho, que visa a sensibilizar e prevenir os professores, f]uncionários e outros trabalhadores do sector de educação de HIV, ITS, doenças crónicas e oportunistas. Este programa é levado a cabo pelos Pontos Focais de HIV no Local de trabalho de nível nacional, provincial e distrital.

A presente plataforma jogar e aprender é uma ferramenta de apoio no fortalecimento dos conhecimentos e das capacidades dos Pontos Focais, para implementação das suas actividades.