Módulo 1 | Introdução das Línguas Moçambicanas no Ensino em Moçambique

Introdução | Introdução das Línguas Moçambicanas no Ensino em Moçambique

Este módulo oferece-lhe informações básicas sobre a introdução das línguas bantu moçambicanas no ensino. Assim, no fim do mesmo, você terá desenvolvido competências sobre o processo e as razões que ditaram a introdução do uso destas línguas no ensino no país.


Objectivos

No final deste módulo, você deverá:


Resultados de aprendizagem


AS LÍNGUAS MOÇAMBICANAS NO ENSINO EM MOÇAMBIQUE

Na história da educação em Moçambique, as línguas moçambicanas, como veículos de transmissão do saber escolar, foram por muito tempo relegadas ao esquecimento. Do Manual de Línguas Moçambicanas, Módulo I, ficou a saber do historial e da importância das línguas moçambicanas no desenvolvimento do país, particularmente na educação. No texto ” por que as línguas são importantes?”, apercebeu-se de algumas das vantagens de se usar uma língua de domínio comum nas interacções informais e/ou oficiais entre as pessoas. Na sequência, fez alguns exercícios de reflexão sobre o papel das línguas moçambicanas nas diversas esferas de desenvolvimento do país.

Neste módulo, vai aprofundar aquele conhecimento, colhendo mais detalhes sobre o como e o porquê da introdução das línguas moçambicanas no ensino em Moçambique.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual