Módulo 2 | Planificação Didáctica

Aula 3 | Programas e manuais de ensino de língua primeira

Programas e manuais de ensino de língua primeira

O programa e os manuais de ensino são instrumentos que permitem a execução eficaz das actividades de ensino e aprendizagem. Assim, é necessário que antes da actividade de planificação, o professor esteja atento aos instrumentos com os quais irá trabalhar. A análise de programas e manuais escolares pode seguir vários modelos, dependendo das finalidades e especificidades dessa análise. Para o nosso caso, a proposta de análise desses documentos será de matiz comparativa, e passa necessariamente por:

Os programas e os manuais são a fonte de estudo e orientação dos professores. Funcionam como instrumentos básicos de trabalho e suporte, pois auxiliam o professor na execução da sua tarefa diária de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, com vista a enfrentarem, de forma adequada, os desafios que lhes são colocados no dia-a-dia. Por esta razão, é inevitável tomá-los em consideração em todo o trabalho de planificação analítica e diária.

Importa salientar que os programas e manuais são abertos e flexíveis, podendo ser adaptados à realidade dos alunos e da escola. Portanto, a planificação não pode ser apenas uma simples transcrição dos programas, sem se considerar as reais condições da comunidade, da escola e das particularidades que os alunos apresentam.


Actividade 7
Técnica didáctica Interacção em grupo.
Conteúdo Manuais e programas de ensino de línguas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Analisa os programas e manuais de ensino de línguas em Moçambique;
  • Planifica e elabora projectos de pesquisa no contexto de ensino de língua primeira;
  • Aprimora a escrita académica.

Planificação didáctica no contexto de ensino de línguas

No Manual de Psicopedagogia, aprendeu os princípios básicos e técnicas para a planificação de aulas. Esses princípios são válidos para todas as actividades docentes, e em cada área curricular é possível dar conta de aspectos de língua.

Na planificação de aulas de língua, é necessário tomar em consideração alguns aspectos básicos, nomeadamente:

Depois de saber o que se deve fazer na planificação didáctica no contexto de línguas, aliado aos conhecimentos sobre planificação didáctica adquiridos no Manual de Psicopedagogia, realize a seguinte actividade:


Actividade 8
Técnica didáctica Interacção em grupo.
Conteúdo Planificação de aulas de línguas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Identifica materiais concretizadores adequados para ensinar uma língua moçambicana;
  • Planifica aulas de ensino de línguas moçambicanas;
  • Simula a aula planificada.

As matérias que você discutiu até aqui tinham como objectivo a mobilização dos conhecimentos necessários para a planificação didáctica. Como deve ter percebido, a planificação de uma aula realiza-se a partir de uma planificação analítica. Antes de passar para a actividade seguinte, veja o plano analítico exemplificativo em Kimwani (ver Apêndice).


Actividade 9
Técnica didáctica Trabalho Independente.
Conteúdo Planificação didáctica em línguas moçambicanas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Planifica e elabora um projecto de pesquisa sobre programação didáctica em contextos de ensino de línguas;
  • Aprimora a pesquisa e escrita académica.

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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual