Módulo 3 | Métodos de Ensino-Aprendizagem da Oralidade

Aula 2 | A Abordagem Comunicativa (AC)

A abordagem comunicativa (AC)

A AC defende a aprendizagem centrada no aluno, não só em termos de conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula. O professor deixa de exercer o papel tradicional de autoridade, de detentor e transmissor de conhecimentos, para assumir o papel de orientador ou facilitador do processo de aprendizagem. O aspecto afectivo é visto como uma variável importantíssima no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o professor deve mostrar interesse pelos anseios dos alunos, encorajando-os a participarem na aula e a acatarem as sugestões dadas.

Nesta abordagem, não existe ordem de preferência na apresentação das habilidades (ouvir, falar). As habilidades de língua são trabalhadas de modo integrado. Contudo, dependendo dos objectivos, poderá haver concentração numa só.

As habilidades de língua na visão da abordagem comunicativa (AC), adaptado de BROWAN (1994).


A aprendizagem de uma língua é dinâmica e precisa envolver a interacção das habilidades (ouvir, falar, socializar, ler, escrever, compreender, analisar e argumentar). O professor deve estar atento e pronto para responder às diferenças de aprendizagem da língua entre os alunos.

Características principais da AC:

Em seguida apresentam-se algumas estratégias usadas para o ensino-aprendizagem da oralidade no contexto da AC.


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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual