Módulo 4 | Métodos de Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Aula 2 | O Método Fónico

O Método Fónico

Este método permite que o aluno estabeleça a relação entre o som da fala e o símbolo (letra) que representa esse som. Procedendo assim, presume-se que o aluno desenvolve a consciência fonémica, permitindo, deste modo, descodificar (ler) e codificar (escrever).


Procedimento didáctico:

O princípio do método fónico, tal como qualquer outro método de ensino, requer criatividade do professor. De entre os vários procedimentos, o professor pode:


Passos do método fónico

  1. Exploração de imagem ou objecto a ser orientada pelo professor.
  2. Pronúncia adequada, pelo professor, da palavra com o som da letra em estudo.
  3. Realização de actividades que se concentram no som da letra sem ver a forma escrita, por exemplo:
  4. Escrita da palavra no quadro, destacando a letra em estudo usando instrução explícita que consiste em:

Enquanto eles lêem, o professor circula pela sala para observar e ajudar os alunos que necessitam de ajuda.

Esta actividade pode ser realizada individualmente, aos pares, em grupos, etc.

Seguidamente apresenta-se um exemplo prático para ensinar a leitura e a escrita do som /mw/ em Emakhuwa:

Consciência fonológica
Eu Faço Nós fazemos Vocês Fazem Tu Fazes
O primeiro som na palavra mwalapwa é /mw/.

Ouçam; /mw/.
Então, vamos dizer juntos, o primeiro som da palavra Mwalapwa.

Todos dizem (turma e a professora).
Que som vocês ouvem no início da palavra mwalapwa?

Toda a turma (sem o professor); /mw/.
Que som tu ouves no início da palavra mwalapwa?

Cada aluno(a) responde sozinho(a).
Consciência Fonética: codificação e descodificação alfabética
Codificação
Eu Faço Nós fazemos Vocês Fazem Tu Fazes
Forma sílabas com as vogais aprendidas. Ex: mwa, mwi, mwaa O professor e os alunos formam sílabas. Podem recorrer a cartões de letras (sopa de letras). Os alunos formam sílabas com a letra em estudo (aos pares ou em pequenos grupos). O aluno forma sílabas com a letra em estudo.
Descodificação

O professor escreve sílabas e palavras: mwe, mwa, la, pwa, mwalakho, mweri;

O professor orienta um aluno de cada vez para ler a sílaba ou palavra por si indicada;

O professor divide a palavra em sílabas caso o aluno tenha dificuldades de lê-las;

O professor divide a sílaba em letras, caso o aluno tenha dificuldade de lê-las;

O professor modela a pronúncia do som, caso prevaleçam as dificuldades no(a) aluno(a).

Tabela 5: Passos do princípio do método fónico, adaptado de MINEDH e Vamos Ler (2018).


Actividade 3
Técnica didáctica Interacção em pares.
Conteúdo Ensino inicial da vogal ou da consoante em L1.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Planifica aulas de ensino da leitura e escrita de vogal ou consoante em L1 nas classes iniciais, usando o método analítico-sintético;
  • Simula aulas de ensino da leitura e escrita iniciais em L1.

Para se inspirarem para a realização desta actividade, vejam os planos exemplificativos sobre leitura e escrita em Elomwe e Xichangana (Apêndices 3 e 4).


Actividade 4
Técnica didáctica Interacção em grupos de línguas.
Conteúdo Produção/elaboração conjunta de textos em L1.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Elabora frases simples em línguas moçambicanas;
  • Produz textos a partir de frases soltas em língua moçambicana;
  • Aprimora a habilidade de escrita bilingue por meio da tradução de textos.

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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual