Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e Interpretação de Textos

Introdução | Ensino-Aprendizagem da Leitura e Interpretação de Textos

Ler não significa apenas decifrar um conjunto de letras, mas sim, decifrar e construir discurso e significados, o que implica que requer compreender para interpretar o lido. Para que isso seja possível, você precisa de desenvolver conhecimentos, habilidades e competências necessárias para um desempenho eficaz na profissão docente. Deste modo, ao terminar este módulo, você irá aplicar metodologias e estratégias que levem o aluno a ler, compreender e interpretar textos escritos na sua língua primeira/L1.


Objectivos

No final deste módulo, você deverá:


Resultados de aprendizagem

Espera-se que, no final deste Módulo, você:


SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Tendo em conta que este módulo se centra no saber ensinar a ler, compreender e interpretar textos na língua primeira/uma língua moçambicana, o(a) formador(a) deve criar condições para que os formandos e formandas entrem em contacto com textos escritos em sua L1, podendo ser: histórias, contos, fábulas, lendas, pequenas bandas desenhadas, poemas, lengalengas e imagens. Deve explorar estes meios de várias formas, entre a elaboração de vários tipos de perguntas de exploração, recontagem, ilustração, etc.

A partir destes textos, o(a) formador(a) poderá orientar actividades de leitura, de compreensão, de interpretação e de expressão para o(a)s formando(a)s. Os textos podem ser do livro do aluno do nível primário de L1 ou de outras fontes consultadas pelo(a) formador(a) ou pelo(a) formando(a).

O ensino-aprendizagem da gramática deve ser feito de forma implícita para a 1ª e 2ª classes. Na 3ª classe, as duas formas de ensino da gramática coabitam, isto é, a gramática deve ser ensinada de forma implícita e explícita e, a partir da 4ª classe em diante, o ensino da gramática é feito de forma explícita.


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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual