Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e Interpretação de Textos

Aula 6 | Planificação e Simulação de Aulas

Planificação e simulação de aulas

No segundo módulo deste Manual, vimos que a planificação é a determinação do que deve ser ensinado, como deve ser ensinado, o tempo que se deve dedicar a cada conteúdo, a previsão das estratégias que propiciam a aprendizagem e apropriação eficazes de conhecimentos pelos alunos.

Para uma competente execução desta actividade, é necessário muita dedicação, criatividade e inovação do professor de modo a que a realização em sala de aula seja bem-sucedida e geradora de aprendizagens significativas.

A simulação de aulas é uma actividade que se consubstancia em aliar a teoria à prática, isto é, a implementação do que foi planificado.

Assim, as actividades propostas a seguir são exclusivamente para práticas em sala de aula ou nas práticas pedagógicas.


Actividade 14
Técnica didáctica Interacção em grupos de línguas.
Conteúdo Planificação e simulação de aulas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Planifica aulas de leitura, compreensão e interpretação de textos em línguas moçambicanas;
  • Simula aulas de leitura, compreensão e interpretação de textos em línguas moçambicanas para o nível primário.

Actividade 15
Técnica didáctica Interacção em grupos de línguas.
Conteúdo Planificação e simulação de aulas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Planifica aulas para o ensino da gramática para alunos do ensino bilingue do Ensino Primário;
  • Simula aulas de ensino da gramática nas línguas moçambicanas;
  • Elabora actividades apropriadas para o ensino da gramática para alunos do Ensino Primário.

Sugestões de actividades para aulas orientadas para leitura, compreensão e interpretação de textos

O caminho para a aquisição e solidificação da competência leitora é longo e complexo. Os hábitos de leitura são adquiridos quando se realizam constantes actividades de leitura orientada na sala de aula. Para se atingir níveis aceitáveis de compreensão e interpretação textual, é necessária uma prática constante na sala de aula, na biblioteca e na família. As práticas aqui sugeridas são algumas das várias possíveis de serem implementadas para cultivar os hábitos de leitura nos alunos:


Actividade 16
Técnica didáctica Interacção em grupos de línguas.
Conteúdo Leitura de textos em línguas moçambicanas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Aprimora as técnicas de animação de leitura na sala de aula e na comunidade;
  • Elabora pequenos textos infantis em línguas moçambicanas.

Actividade 17
Técnica didáctica Trabalho independente.
Conteúdo Exercícios de auto-avaliação.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Auto-avalia sua competência didáctica no ensino da leitura, compreensão e interpretação e de textos em línguas moçambicanas.

Para aferir a sua compreensão sobre os assuntos tratados neste módulo, responda, individualmente ou com o(a) seu/sua colega de carteira, as seguintes questões:


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual