Prefácio

Caros formandos e formandas,

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano coloca nas vossas mãos, o Manual de Didáctica de Língua Primeira para a Formação de Professores do Ensino Primário e Educação de Adultos.

Este é um instrumento de trabalho que irá orientar as actividades diárias de formação destes professores. Resulta de um trabalho de cooperação entre os Governos de Moçambique e do Canadá, operacionalizado pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humanos, pela Organização Canadiana para o Desenvolvimento através da Educação (CODE) e pela Associação Progresso, como parceiros de implementação.

A abordagem metodológica do ensino de diferentes temas constantes deste Manual privilegia um ensino centrado no aluno, que constitui alicerce para a aprendizagem efectiva.

Os usuários deste material devem assumí-lo como uma sugestão, devendo, portanto, com proactividade, explorar outros materiais didácticos, de acordo com o contexto e com base na sua experiência.

O Manual constitui uma ferramenta que visa dotar os formandos de competências pedagógico-didácticas para o ensino-aprendizagem de conteúdos das Línguas Moçambicanas como Língua Primeira para o Ensino Primário e Educação de Adultos. Ele procura, assim, garantir uma correlação entre a formação de professores do Ensino Primário e as exigências do seu desempenho na prática pedagógica, através da correcta interpretação e implementação dos programas de ensino.

Trata-se de um Manual elaborado num contexto multidisciplinar que abrange competências profissionais de docência, a formação da cidadania planetária, a moçambicanidade, a interculturalidade, o respeito pela diversidade e pela equidade do género, assim como outros valores que contribuam para que o professor assuma uma postura exemplar na sociedade.

A utilização correcta deste Manual contribuirá para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, apelamos para que todos os intervenientes na área de formação de professores usem o material como instrumento de garantia da qualidade de formação dos professores para o sistema educativo moçambicano.

Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano