Módulo 1 | Textos administrativos

Aula 1.2 Acta

Depois de desenvolver competências sobre o uso social do requerimento e sua forma específica de escrita, a seguir, vai consolidar os seus conhecimentos sobre a acta.

Vai desenvolver actividades de aprendizagem para aprofundar conhecimentos sobre a acta e desenvolver competências que lhe permitam produzir correctamente actas para os fins pertinentes.

Texto

Leia atentamente o texto e pense nas características de uma acta a partir das questões que se seguem.

Instituto de Formação de Professores de Chibututuíne

Acta

Acta da reunião da turma R1

Ao quarto dia do mês de Maio de dois mil e dezassete realizou-se, na sala três, a terceira reunião ordinária da turma Regular um, presidida pela directora de turma, Aurélia Mudiue, na qual participaram todos os formandos. A mesma teve os seguintes pontos de agenda:_________

Antes da abordagem dos pontos da agenda, a presidente tomou a palavra e saudou todos formandos da turma.___________________________

Sobre o primeiro ponto da agenda, o formando Penino Faduco leu a acta da primeira reunião que, após reconhecer-se que reflectia os assuntos tratados, foi aprovada e assinada pelo secretário, Penino e pela presidente (directora da turma)._____________________________________________________

No segundo ponto, a presidente perguntou aos participantes como iam os primeiros dias na instituição. Em resposta, os formandos disseram que estavam sendo difíceis devido às dificuldades de adaptação ao horário (acordam cedo e dormem tarde) e ao elevado número de disciplinas (dezasseis). Sobre esta resposta, a presidente pediu aos formandos para se empenharem na adaptação rápida pois o curso é intensivo e exige muito esforço, o horário não ia mudar, nem o número de disciplinas ia diminuir, por isso, havia que aprender rapidamente a gerir o tempo para satisfazer todas as obrigações curriculares e co-curriculares. Acrescentou que ela sempre estaria disponível para dar todo o apoio que os formandos precisassem. ____

No concernente ao terceiro ponto da agenda, com recurso às eleições, a turma foi estruturada da seguinte forma: _______________________

  1. Chefe de turma: Henriqueta Matola ___
  2. Chefe-Adjunto da turma: António Mahumana ___________________
  3. Chefe da limpeza: Hélder Samboco __________________________
  4. Chefe da informação: Adelaide Budula _________________________
  5. Chefe da produção: Filomena Simbine _________________________
  6. Chefe do desporto: Dicla Gidália ______________________________
  7. Chefe do estudo nocturno: Ramiro Seco ___
  8. Chefe da cultura: Silva Ngovo ___

No que respeita ao quarto e último ponto da agenda, para garantir a limpeza da sala de aulas, foi elaborada a escala que segue, por grupos, para os cinco dias da semana. _______________ ________________

Segunda-feira: Primeiro grupo (de número um a número seis); ___________

Terça-feira: Segundo grupo (de número sete a número doze); ____________

Quarta-feira: Terceiro grupo (de número treze a número dezoito); __

Quinta-feira: Quarto grupo (de número dezanove a número vinte quatro); _

Sexta-feira: Quinto grupo (de número vinte e cinco a número trinta). __

No fim da reunião, a presidente orientou os participantes, em grupos constituídos, a definirem princípios que permitam uma convivência harmoniosa e positiva na turma, tendo em conta o respeito mútuo, a solidariedade, a união e aprendizagem. _________________________

Não havendo mais nada a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, foi assinada por mim, Penino Faduco e pela presidente, Aurélia Mudiue.____________

O Secretário A Presidente

Depois da leitura atenta da acta, vai responder a algumas perguntas que lhe vão permitir reflectir e compreender bem o seu conteúdo.

Compreensão do texto

Exercícios

1. Por que foi necessário produzir acta da reunião ocorrida na turma R1?

2. Quem deve aprovar a acta?

3. Tendo em conta o primeiro ponto da agenda, diga qual é a condição para que uma acta seja aprovada.

4. Quais foram os assuntos tratados na reunião da turma?

5. Qual é a importância dos assuntos tratados na reunião para os formandos?

6. Quando você entrou para o IFP enfrentou um processo de adaptação. As crianças do primeiro ciclo também passam por uma adaptação, quando entram para a escola.

  1. Comente a resposta da DT tendo em conta a sua própria experiência de integração no IFP.
  2. Que actividades podem ser realizadas para a integração das crianças do primeiro ciclo no Ensino Primário?

7. Defina duas regras para garantir a harmonia, e outra, a aprendizagem numa turma. Cada um deve apresentar no quadro as duas regras que definiu. Depois da reflexão colectiva, a turma deve criar e afixar, na sala de aulas, um conjunto de regras a serem respeitadas por todos.

Género textual

Ficha Informativa

Acta

A Acta é o registo de acontecimentos, opiniões, propostas, para arquivo de decisões e do processo como estas foram tomadas, ou seja, de tudo o que de relevante ocorreu numa assembleia, conselho ou reunião de uma instituição ou empresa a determinado nível.

Funções da acta numa instituição

A acta, depois de aprovada e assinada, é um documento oficial e desempenha as seguintes funções:

  1. Constitucional – é um documento normativo regulador do funcionamento da organização ao nível que representa;
  2. Executiva – é um documento que orienta o funcionamento da instituição, pois nela constam as grandes decisões tomadas, as atribuições de cargos e responsabilidades (tarefas);
  3. Documental – arquiva o processo de continuidade de uma organização e pode funcionar como prova em acções legais.

    Estrutura da acta

A acta apresenta a seguinte ordem de elementos:

Princípios a observar na elaboração da acta

Funcionamento da língua

Ficha Informativa

O Artigo

1. Conceito

O artigo é uma palavra que se antepõe aos substantivos (ou seja, vem antes do substantivo) para os determinar indicando o género e o número.

Nota: Os artigos são palavras vazias de significado quando isoladas, isto é, quando não estão associadas a outras palavras.

2. Classificação do artigo

O artigo classifica-se em definido ou indefinido.

Artigo definido – é aquele que determina os substantivos de forma precisa e particular, individualizando-o.

Ex: O menino foi à escola (refere-se a um menino específico, conhecido e bem identificado no contexto de comunicação de onde se extrai a frase).

Artigo indefinido – é aquele que determina substantivos de forma geral, não específica e desconhecida, isto é, a nível de espécie, sem o individualizar.

Ex: Um menino foi à escola. (trata-se de um menino qualquer, não identificado, que não é conhecido, no contexto da comunicação).

3. Flexão do artigo

O artigo flexiona-se em género e em número, como mostra o quadro que segue.

Artigos Definidos Artigos Indefinidos
Género Género
Número Masculino Feminino Masculino Feminino
Singular o a um uma
Plural os as uns umas

4. Funcionamento do artigo

Além da função fundamental já indicada, de determinar e identificar o ser expresso pelo substantivo, o artigo tem ainda outras funções exercidas cumulativamente, como as seguintes:

Nota: Existem situações em que não se devem colocar artigos antes de substantivos, algumas das quais, são as seguintes:

Saiba Mais

Exercício

  1. Esta acta é um documento muito importante porque orienta o funcionamento da instituição; nela constam as grandes decisões tomadas, os cargos e as responsabilidades atribuídas.

    a. Identifique os artigos presentes nesta passagem.

    b. Classifique-os.

Ortografia

Ficha Informativa

O uso da letra c na escrita e leitura de palavras pode constituir uma dificuldade, por isso, é necessário exercitar e reflectir sobre o uso desta consoante de modo a garantirmos uma ortografia correcta.

  1. Como se escrevem as palavras seguintes, com ç ou com c?
  2. a. fa _ e b. fa _ o c. fo _ o d. _ ismar e. a_eitar
    f._a _ ar g. _o _ar h. fa_ilitar i. a_ú _ar j. intura
  3. A partir da análise das palavras do número 1, depois da correcção, em que contextos se usa ç e c?

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Produção Escrita

Elabore a acta da última reunião da sua turma e registe os pontos principais da agenda que foram abordados, assim como as decisões tomadas.

Na produção do texto, preste atenção aos aspectos de conteúdo, organizacionais, respeitando a tipologia textual, ortografia e caligrafia.

Leitura

A leitura é uma das competências básicas a serem desenvolvidas no Ensino Primário, por isso, o professor, como modelo, deve fazer demonstração de leitura expressiva e aos formandos deve-se proporcionar muita exercitação da mesma.

A exercitação da leitura expressiva deve ser guiada por alguns critérios que caracterizam uma boa leitura, alguns dos quais, os seguintes: respeito pelos sinais de pontuação, boa articulação das palavras e velocidade adequada ao conteúdo.

A exercitação da leitura deve desenvolver o domínio da leitura e o gosto pela mesma, por isso, devem ser seleccionados textos com conteúdo funcional (informação importante e útil) e/ou aprazível (interessante/agradável) para o formando.

Jogo de leitura expressiva

Depois da leitura e análise da acta, pressupõe-se que já conheça o conteúdo assim como as palavras da mesma, por isso, espera-se que esteja em condições de fazer uma excelente leitura.

Organize um jogo de leitura com os seus colegas para treinar, desenvolver e consolidar a sua capacidade de ler. Lembre-se: a sua leitura servirá de modelo e de inspiração para os seus alunos, daí que seja importante que saiba ler de forma correcta e encantadora, isto é, respeitando os sinais de pontuação, articulando bem as palavras e lendo a uma velocidade adequada.

Regras do jogo:

Enquanto um colega lê, os outros acompanham atenciosamente e quem identifica uma falha, levanta a mão, explica a falha e continua a leitura. Ganha o colega que tiver lido a maior extensão textual.

Passos do jogo:

Realização do jogo

No fim do jogo faz-se a:

Resumo

A acta é um dos textos administrativos muito importantes na vida profissional, pois permite a manutenção do registo, a conservação e a consulta de reflexões e de decisões tomadas em reuniões institucionais. É igualmente importante consolidar os seus conhecimentos sobre a acta porque esta faz parte dos conteúdos a leccionar no Ensino Primário.

Na elaboração da acta, o Secretário deve ser fiel ao registo dos assuntos tratados na reunião, e deve respeitar os princípios e a estrutura da Acta.

Os artigos são palavras que clarificam o género (o aluno/ a aluna) e o número (a aluna/ as alunas); facilitam a distinção de palavras homónimas (o docente/ a docente); tornam substantivas palavras de outras classes (O bonito é saber ler bem).

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