Módulo 6 | Textos Expositivos

Aula 6.2Exposição Oral

Género textual

Ficha Informativa

Exposição oral

Feita para um público diversificado, apoiado em suportes visuais que podem ser cartazes, diaporamas em PowerPoint, videogramas, informação escrita no quadro, material impresso distribuído pelo público.... Qualquer destes suportes não substitui a exposição. Exige um bom domínio do tema e controlo da linguagem não-verbal: voz, movimentos corporais, expressão facial…

Deve ficar claro que uma leitura em voz bem alta, ainda que possa ser expressiva, não é uma exposição oral. Esta usa linguagem e apresenta marcas típicas da oralidade: repetições, hesitações, alguns bordões, pausas vazias ou preenchidas e é acompanhada de gestos, jogo facial e corporal.

Uma exposição bem-sucedida implica ter um bom domínio do tema e da língua para atingir os seus objectivos: apresentar e explicar um objecto, assunto, facto ou situação, descrevendo e enumerando características, destacando razões do fenómeno.

  1. verbo transitivo+se apassivante

    Exemplos:

    1. Deve-se evitar deitar o lixo em qualquer lugar.
    2. Critica-se a poluição quando nos afecta directa e imediatamente.
  2. verbo ser ou estar seguido pelo particípio passado do verbo principal

Exemplos:

  1. Este rio estava infestado de mercúrio por causa da garimpa descontrolada.
  2. O ácido é despejado directamente da fábrica para o rio.

Estrutura

  1. Abertura: o/a expositor/a estabelece contacto com o auditório, cumprimenta as pessoas e legitima a sua condição de especialista do tema a ser apresentado.
  2. Introdução do tema: apresenta a proposta de exposição, delimita o tema, mobilizando o interesse do público; informa sobre as fontes consultadas.
  3. Apresentação do plano da exposição: explicita a sequência a tomar para concretizar o seu intento. É que, ainda que o texto seja oral, ele é planificado.
  4. Desenvolvimento da exposição propriamente dita: apresenta o tema e subtemas.
  5. Fase de síntese ou recapitulação do que foi exposto: retomam-se os tópicos mais importantes da exposição para os ir encerrando.
    1. Conclusão ou mensagem final: vem do que foi exposto, introduz-se uma nova questão para os ouvintes pensarem ou abre-se o momento de debate.
    2. Encerramento: agradece-se ao público.

Produção oral

Vai fazer a apresentação oral de um tema durante 10 minutos ao que se seguirão 5 minutos de interacção com o seu público. Prepare-se devidamente. Esta preparação implica leitura para se informar devidamente, estruturar a informação, organizar os auxiliares visuais e o equipamento necessário para levar a cabo a tarefa.

Tendo em conta o tema global meio ambiente os temas poderão ser os diferentes tipos de poluição, nomeadamente:

Não veja a leitura como sendo estritamente o descodificar de texto escrito: explore todos os recursos que tem ao seu dispor: leia, veja vídeos, veja fotos na internet. Ao montar a sua exposição evite copiar informação das suas fontes e apresentá-la como se fosse sua: é plágio e vai-se notar que não são suas ideias nem vocabulário.

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Assista à Videoaula