Módulo 7 | Textos diversos

Aula 7.1SMS

Oralidade

Uma breve conversa acerca das possibilidades de uso de SMS para fins escolares.

Em grupos de 3 a 4 elementos, discutam acerca das possibilidades de uso de SMS para fins escolares. Terminada a discussão, escrevam um texto com 160 caracteres.

A seguir, coloquem os textos resultantes na parede. De seguida, todos devem passear pela sala para lerem o que foi escrito pelos restantes grupos. Cada formando deve comentar por escrito 2 trabalhos usando 160 caracteres.

Depois, segue-se uma sessão plenária na qual se comenta oralmente toda a actividade realizada.

Texto

O protocolo de um SMS

O SMS é uma das formas mais utilizadas de comunicação permitindo a troca rápida de informação nas mais diversas circunstâncias, pessoais ou profissionais. Tornou-se imprescindível no nosso quotidiano!

No mundo profissional, os SMS são frequentes e relativamente informais. No entanto, porque o contexto é formal, a linguagem e forma de escrita devem sempre ser adaptadas em função de cada destinatário: não devemos escrever à chefia ou a um cliente da mesma forma que escrevemos a uma amiga. Tenha presente que, embora para uma grande parte da população os SMS sejam comuns, existe um vasto número de pessoas que desconhece a sua existência.

Um SMS não é um e-mail: o seu conteúdo tem de ser pequeno para ser simples de escrever e de ler. Evite usar calão ou excessivas abreviaturas, mesmo as mais frequentes, como “n”, “pk”, “Obg”: podem não ser decifradas facilmente. As fórmulas de saudação costumam igualmente ser breves e bastante menos formais: “Olá”, “Bom dia”, “Obrig” ou “Cump”.

Por cortesia, devemos responder o mais rapidamente possível a um SMS. Mas há que ter bom senso: temos de ter em conta a hora, o local e com quem estamos. É extremamente desagradável estar com uma pessoa que passa o tempo agarrada ao telemóvel a escrever SMS.

Em reuniões, use um toque de aviso discreto. Ou, preferencialmente, mantenha o telefone em silêncio. evitam-se embaraços: aquela música tão engraçadinha pode não soar bem num encontro. E sempre se pode desligar o telemóvel!

Gostava ainda de referir que os SMS não servem para transmissão de todo o tipo de mensagens. Por exemplo, não o deve usar para convidar para um evento ou para transmitir notícias desagradáveis. A informalidade pode diminuir o impacto e a importância da mensagem.

Há um outro aspecto que não podemos esquecer: um SMS é um texto escrito, o que significa que pode ser guardado, reenviado e lido por terceiros. Tenha, por isso, a maior das atenções com o conteúdo. Mais: os telemóveis podem ser perdidos ou mesmo roubado e com os SMS memorizados!

E, para finalizar, não se esqueça de assinar a mensagem: o interlocutor poderá não ter o seu contacto.


Susana de Salazar Casanova

http://www.sabado.pt/opiniao/detalhe/O-protocolo-de-um-SMS05-06-2010 [27-07-2017]

com adaptações

Compreensão do texto

Questionário

  1. Copie do texto uma frase que tenha o mesmo significado que o SMS é indispensável no dia-a-dia.
  2. O SMS, apesar de ser popular, nalguns lugares não é universal. Concorda com a afirmação? Transcreva do texto uma passagem que confirme a sua opinião.
  3. Já que o SMS pode ser usado tanto em situações informais como em formais, cabe a cada um decidir como o escrever. O que diz o texto a este respeito?
  4. Pode-se mandar um SMS ou um e-mail usando um telemóvel, mas o texto refere que não são a mesma coisa. O que caracteriza um SMS?
  5. Pelo que é dito no texto, nem sempre estamos em posição de responder a um SMS. Que condições devemos reunir para responder a um SMS?
  6. Em situações formais de trabalho impõe-se um toque discreto, mas há melhores formas para evitar constrangimentos. Quais?
  7. Diferentemente do que é habitual, não se deve transmitir qualquer mensagem por SMS. Que exemplos fornece o texto? Que outros poderia agregar? Apresente razões para cada caso.

Género textual

Ficha Informativa

O SMS é um tipo de texto que surge com a evolução tecnológica, que pode ser usado tanto em contextos formais, como familiares e informais.

Características:

Nota: Um SMS exige um aparelho para enviar e receber: o telemóvel ou telefone celular cujo uso se sujeita a restrições e regras de etiqueta a observar sempre. Por ser perigoso, sendo muitas vezes ilegal, o seu uso é proibido em lugares como hospitais, aviões, postos de gasolina, ao volante. Por outro lado, a etiqueta desaconselha o seu uso em aula (a menos que a aula seja a propósito), palestra, serviço religioso ou fúnebre, entre outros.

Funcionamento da língua

Ficha Informativa

O ritmo da vida moderna é cada vez mais acelerado e muitas vezes há que realizar um grande número de tarefas em menos tempo do que era habitual. As comunicações acompanham este ritmo acelerado e como comunicamos com a língua, esta adapta- se ao ritmo apressado. Um exemplo disso são as abreviaturas e as siglas. Muitas vezes escrevemos ou recebemos um SMS e alguns emails com abreviaturas, sobretudo entre jovens.

Muitas vezes, por desconhecimento, cada um abrevia ou faz siglas à sua maneira, acabando até por comprometer a rapidez desejada, mas há algumas regras a observar:

Abreviaturas

Abreviatura: processo que consiste na eliminação de uma sequência mais ou menos longa de parte da palavra, geralmente a final.

REGRA GERAL: primeira sílaba da palavra seguida da primeira letra da sílaba seguinte ao que se segue um ponto, chamado ponto abreviativo. As palavras são sempre cortadas na consoante, nunca numa vogal.

Ex: adj. – adjectivo ou adjunto

num. - numeral.

abrev. – abreviatura.

Outras regras:

  1. Se a primeira letra da sílaba seguinte for uma vogal, vai-se até à consoante.
  2. Se a segunda sílaba começa com duas consoantes, estas entram na abreviatura:

    secr. – secretaria;

    decr. – decreto;

    estr. – estrutura.

  3. Se a primeira sílaba é acentuada, conserva-se o acento na abreviatura:

    núm. – número;

    cód. – código;

    pág. – página;

    séc. – século.

  4. Se a abreviatura estiver no fim do período, não se coloca outro ponto além do ponto abreviativo:

    Esses artigos todos: canetas, pastas, livros, etc. vão para a secretaria.

    Vão para a secretaria esses artigos todos: canetas, pastas, livros, etc.

  5. Há abreviaturas que consistem na supressão de letras do meio da palavra:

    cia.– companhia;

    Exa.- Excelência;

    Dr.– Doutor;

    sr. – senhor;

    profª. – professora;

    lda – limitada.

  6. Determinadas abreviaturas não seguem nenhuma das regras, foram consagradas pelo uso:

cx.- caixa;

i.e.- isto é;

a.C. ou A.C. - antes de Cristo;

ap. ou apto. – apartamento.

Notas:

  1. Não se deve abusar das abreviaturas, sobretudo em textos escolares formais, para garantir uma comunicação clara e com isso ganhar a rapidez pretendida com tais abreviaturas.
  2. Algumas palavras foram formadas a partir de abreviaturas e hoje reconhecemo-las como normais e poucos sabem que são efectivamente abreviações:

    Palavra abreviada de uso comum

    Palavra na forma completa

    Foto

    Fotografia

    Otorrino

    Otorrinolaringologista

    Metro (meio de transporte)

    Metropolitano

    Prof.

    Professor

    Pneu

    Pneumático

    Quilo

    Quilograma

    Moto, mota

    Motorizada

Ainda que uma palavra esteja abreviada num texto escrito, ela deve ser lida como se estivesse na sua forma completa. Assim, diante de Ex.mo deve-se ler “excelentíssimo”, por exemplo, como lemos “etecetera” para etc. “página” para pág.

SIGLA

A sigla também é uma forma particular de abreviar. Consiste na junção das letras iniciais de um termo composto por mais de uma palavra:

Regras

  1. Se a sigla tiver até três letras, ou se se pronunciam todas elas de forma isolada, escrevem-se todas com MAIÚSCULAS.

    IFP

    Instituto de Formação de Professores

    EDM

    Electricidade de Moçambique

    CNE

    Comissão Nacional de Eleições

    AR

    Assembleia da República

    ONU

    Organização das Nações Unidas

    CPLP

    Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

    AVC

    Acidente Vascular Cerebral

    SMS

    Short Message Service (serviço de mensagens curtas)

    Num mundo globalizado como o actual, algumas siglas que usamos com muita frequência provêm de outras línguas:

    SADC

    Southern Africa Development Community

    LASER

    Light amplification by stimulated emission of radiation

    RADAR

    Radio detection and ranging

    VIP

    Very Important Person

    FIFA

    Federation Internationale de Football Association

    FAO

    Food and Agriculture Organization

  2. Se a sigla tem mais de três letras e não se pronunciam uma a uma, só a primeira letra será maiúscula, as restantes ficam minúsculas: Unesco, Sida, Laser, Radar

Algumas siglas podem ser percebidas como palavras, sobretudo quando na sua formação aparecem vogais: FIFA, ONU, VIP…

Curiosidade

Palavras como UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), NELIMO (Núcleo de Línguas Moçambicanas), não são siglas, mas acrónimos – outra forma de abreviar. Na sua formação retiram-se uma ou mais sílabas (não a letra inicial):

MINEDH=Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano

MISAU = Ministério da Saúde

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Exercícios

  1. Transforme estas SMS com muitas abreviaturas e palavras codificadas em textos normais.
  2. Contraia os textos que se seguem para serem enviados por SMS.

    Olá, querida amiga! Susana, as matrículas para o próximo ano lectivo já começaram e vou passar pelo instituto hoje à tarde. Queres vir comigo para me fazeres companhia? Aproveitamos e falamos com a modista por causa do nosso uniforme. Beijinhos da Lúcia.



    Colegas, a nossa reunião não vai poder ser amanhã como tinha ficado combinado no último conselho pedagógico, foi adiada. Vai ter lugar na próxima semana, no dia 5. Por favor, preparem toda a informação para a exposição-venda dos postais da turma R e cada um apresentará os seus resultados do semestre.



    Papá e mamã,

    As aulas estão quase a terminar e temos exames na próxima semana. Hoje vou chegar tarde porque vou ficar a estudar no instituto com alguns colegas que são internos. Preciso de melhorar a minha nota de português e pedi-lhes que me apoiassem nesse esforço. Não precisam de deixar o jantar para mim, vou jantar no internato. Até logo,

    Abdul



  3. Transforme estes SMS em textos mais longos.

    A q horas xegas? precisamos de ti p falar c o prof de quim.



    qda hj tou melhor, s febre. vou jobar dps vou hosp. penso q tiram gexo. obgd x perguntar. YY



Um sms ou uma sms?- De certeza que já ouviu pessoas a dizerem um sms mas também ouviu dizer uma sms. Então, quem tem razão? Procure uma resposta consultando o dicionário Priberam no site: https://www.priberam.pt/dlpo/

Produza a sua resposta consoante o que tiver encontrado no dicionário.

Vocabulário

  1. Palavras sinónimas

    Num dos textos que leu advoga-se o uso de sinónimos como estratégia para evitar palavras com acentos, til, cedilha ao enviar sms. Vamos jogar aos sinónimos!

    1. Coloque na coluna B o sinónimo correspondente:

      contexto alento norma receptor teor uso vigor depressa imperioso giro aborrecido



      A

      B

      força

      ânimo

      destinatário

      utilização

      imprescindível

      circunstâncias

      rápido

      desagradável

      engraçado

      fórmulas

      conteúdo

    2. Escolha 3 palavras de cada coluna e construa frases.
  1. Associe as duas colunas para estabelecer pares sinónimos:

    Palavra longa

    Palavra curta

    agora

    usar

    rapidamente

    partida

    aqui

    vergonha

    saída

    constrangimento

    utilizar

    depressa

  2. Componha uma mensagem usando 5 das palavras aqui expressas tanto da coluna A como da coluna B. Explique ao seu colega por que razão escolheu uma das alternativas. Lembrem-se sempre que o acento ou til ou cedilha também contam como um caracter.
  3. Arranje substitutos para as palavras
    1. O SMS é uma ______ (forma)de comunicação moderna.
    2. Permite trocar informação em ______ (diversas) circunstâncias.
    3. Entre os jovens, os SMS são ______ (comuns).
    4. Algumas abreviaturas não são facilmente ______ (decifráveis).
    5. Por sermos informais, podemos diminuir a ______ (importancia) de um SMS.
    6. Ao ______ (finalizar) uma mensagem devemos assinar.

  1. Complete com palavras da mesma família:

Ortografia

Algumas palavras são acentuadas, mas os seus derivados não. Veja os exemplos:

    importância - importante

    circunstância - circunstancial

    número – numeroso

Alguns vocábulos recebem acento gráfico na sua forma masculina e singular, mas as correspondentes formas no feminino ou plural não são acentuadas:

    português – portuguesa, portugueses

    camponês – camponesa, camponeses

    burguês – burguesa, burgueses

Exercícios

  1. Em cada par acentue uma das palavras:

    frequente

    frequência

    numero

    numeral

    existencia

    existente

    fregues

    fregueses

    facilmente

    facil

    cortesia

    cortes

    rapidamente

    rapido

    siames

    siameses

    congoles

    congolesa

    possivel

    possivelmente

    desagradavel

    desagradavelmente

    frances

    franceses

    preferencialmente

    preferencia

    silencio

    silencioso

    mes

    meses

    musica

    musical

    ingles

    inglesas

    noticias

    noticioso

    memorizados

    memoria

    maltes

    maltesa

  2. Preencha com as palavras dadas, acentuando-as ou não, conforme julgar adequado:

    meses apreciavel camponeses estrategia possivel cortesia campones fregueses

Como parte da sua ____________________ de marketing e ____________, nos ___________________ com datas festivas, algumas empresas oferecem brindes aos seus __________________ mais frequentes ou com compras elevadas. Portanto, é ________________ que alguns________________ que comprem artigos cada ________________ na loja A casa do ___________________ receba como presente de Natal um saco de ração para frangos ou algo parecido ou ainda um desconto ___________________.

Exercícios

  1. Forneça as palavras correspondentes a estas abreviaturas frequentes em SMS:

    Ex: noxo - nosso

    pk - porque

    kk – qualquer

    cpts

    tb

    thx

    bfs

    c/

    k

    n

    tou

    bjs

    hj

    qda

    cda

    obgd

    pra

    qdo

  2. No texto referem-se algumas abreviaturas muito comuns na troca de mensagens por celular, como “n”, “pk”, “Obg”, “cpts” ou “Cump”.

Vamos fazer um pequeno dicionário de abreviaturas usadas na troca de SMS? Com mais três colegas, faça um dicionário com mais de 30 entradas diferentes. Lembre-se que um dicionário está organizado por ordem alfabética. Também pode indicar a classe gramatical a que cada palavra pertence, como no exemplo.

A seguir investiguem na internet e componham uma lista de 16 emoticons, como apêndice do dicionário.

Dicionário de Abreviaturas

Abreviaturas de uso geral

    Rev. - Reverendo

    Sr.- senhor

    D. – dona

    Av. - avenida

Abreviaturas para uso em SMSpass-sms[1]

    Cpts (subs. pl.) – cumprimentos. Fórmula para despedida

    Cump (subs. pl.) – o mesmo que cpts

    Pk, - (conj. causal) - porque

    pq (conj. causal)- o mesmo que pk

    Emoticons:

    :-) /J sorrindo

    :-( / L triste

NOTA:

Podem, depois, dar a forma que desejarem a este dicionário e podem até aliar este trabalho com alguma actividade de Educação Visual, fazendo, por exemplo uma encadernação com capa de material reciclado e criado pelo formando. O formador pode orientar a turma no sentido de compilar um dicionário da turma no qual se registem todas as abreviaturas que os grupos tiverem listado. Este dicionário deve ser guardado no portfólio de cada formado da turma.

Produção Escrita

Elabore um cartaz com umas cinco dicas de uso adequado de SMS para jovens. Trate-os por tu e deve usar formas de verbos no imperativo para a 2ª pessoa do singular e as correspondentes formas de pronomes pessoais e possessivos. Para tornar o seu cartaz mais interessante, agregue imagens criativas e animadas!

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Resumo

O SMS é uma mensagem curta, que prevê o uso de apenas 160 caracteres, devendo evitar-se o recurso a palavras acentuadas, longas. É aconselhável usar abreviaturas, mas reconhecíveis e sem abusar delas, para dar a maior quantidade.

Assista à Videoaula

Funcionamento da língua

Um SMS ou uma SMS? - De certeza que já ouviu pessoas a dizerem um SMS mas também ouviu dizer uma SMS. Então, quem tem razão? Procure uma resposta consultando o dicionário Priberam no site: https://www.priberam.pt/dlpo/

Produza a sua resposta consoante o que tiver encontrado no dicionário.