Formação de Professores do Ensino Primário

Introdução

O presente Manual de Língua Portuguesa faz parte de uma série de cinco manuais: Psicopedagogia, Línguas Moçambicanas, Didáctica de Língua Portuguesa-Língua Segunda e Didáctica de Língua Primeira, para a formação de professores do ensino primário e educadores de adultos, elaborados pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, com o financiamento do Governo do Canadá, no âmbito do Projecto BETTER.

Estes manuais, para além de obedecerem à Lei do Sistema Nacional de Educação, aos Planos Curriculares do Ensino Primário e de Formação de Professores, aos programas de ensino e aos demais documentos normativos da educação em Moçambique, respeitam os princípios estabelecidos para a promoção de um ensino centrado no aluno, a equidade de género e outros temas transversais.

Tal como preconizado no Plano Curricular de Formação de Professores 2017, com este manual pretende-se desenvolver nos formandos do curso de formação de professores do ensino primário, as competências e atitudes seguintes:

O presente Manual de Língua Portuguesa constitui material de referência para o curso de formação de professores do Ensino Primário. Destina-se, essencialmente, ao uso pelos formandos, sob orientação de formadores, no decurso dos estudos em Institutos de Formação de Professores (IFP). O Manual serve, igualmente, para professores do Ensino Primário, no âmbito do seu desenvolvimento profissional e sua formação em exercício.

O Manual visa promover, nos seus utilizadores, competências linguísticas e comunicativas, com particular incidência nos conteúdos do Ensino Primário, focalizando sobre a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita em Língua Portuguesa, através de textos de diferentes tipologias como requerimento, acta, relatório, textos literários, poesia, debate, entrevistas,… entre outros, tendo em vista responder às necessidades do sistema educativo moçambicano.

Os conteúdos deste Manual, sensíveis ao género e a diversos temas transversais, são abordados de forma integrada tendo em conta a aprendizagem por competências e privilegiando metodologias activas, participativas e centradas no formando. Procura-se que a aprendizagem parta de situações da vida real, neste caso, o contexto educativo, através da problematização da experiência e vivências dos formandos.

Alguns dos temas transversais explicitamente tratados no Manual são: meio ambiente, democracia, respeito pela diferença, saúde sexual e reprodutiva, cultura, unidade nacional, casamento prematuro, gravidez precoce, cidadania e paz. No entanto, o formador pode e deve integrar mais temas nas diferentes actividades que desenhar para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos seus formandos.

ORGANIZAÇÃO DO MANUAL

O Manual apresenta-se em sete capítulos, designadamente:

Capítulo I: Textos Administrativos: Requerimento, Acta e Relatório;

Capítulo II: Textos Literários: Texto Narrativo; Texto Poético e Texto Dramático;

Capítulo III: Textos de Chamada de Atenção: Aviso, Convocatória, Anúncio e Guia-Turístico;

Capítulo IV: Textos Jornalísticos: Notícia, Reportagem e Entrevista;

Capítulo V: Textos Normativos: Regulamento Interno; Declaração Universal dos Direitos da Criança; Declaração Universal dos Direitos Humanos;

Capítulo VI: Textos Expositivos: Expositivo-Explicativo, Exposição Oral, Texto Expositivo- Argumentativo e Debate;

Capítulo VII: Textos Diversos: SMS, Postal, Carta Familiar, Carta Formal e E-mail.

COMO USAR ESTE MANUAL

O Manual foi estruturado de modo a facilitar a sua exploração. Os diferentes conteúdos estão agrupados em capítulos, nos quais se trabalham as várias facetas da aprendizagem e desenvolvimento de uma língua: oralidade, compreensão, género textual, vocabulário, funcionamento da língua, produção escrita. Estes aspectos são abordados tanto através de fichas informativas como de resumos, de exercícios. No fim do Manual, apresenta-se uma lista de obras que o formando pode usar para explorar mais a fundo os temas aqui propostos, além de soluções de boa parte dos exercícios.

Lista de Ícones

Oralidade

Compreensão do Texto

Ortografia e Pronúncia

Exercícios

Produção Escrita

Funcionamento da Língua

Resumo

Gênero Textual

Texto

Leitura Adicional

Vocabulário

Videoaula

Saiba Mais