Módulo 1 | A Psicopedagogia na Formação dos Professores

Aula 1.2 As correntes pedagógicas e suas características

Reflexão Inicial 2

Das aulas que tenha observado durante a sua escolarização no ensino primário e secundário ou então nas práticas pedagógicas assinale na tabela abaixo o nível de predominância dos aspectos indicados:

Aspectos

Nível de predominância

Muito
elevado

Elevado

Pouco elevado

Insignificante

Exposição oral do professor

Comentários e discussão dos alunos

Aproveitamento da experiência dos alunos para a aprendizagem da nova matéria

Aprendizagem baseada na acumulação de dados, informações e teorias, isto é, memorização

Tendo em conta os aspectos assinalados como tendo um nível de predominância entre “elevado” e “muito elevado”, use o método “tomar uma posição” para avaliar a contribuição destes aspectos na aprendizagem significativa [Observação: Se necessário, faça uma breve pesquisa bibliográfica sobre o sentido de aprendizagem significativa, de modo a ter elementos para a tomada de posição].

A reflexão que acabou de realizar permite-lhe compreender que os professores agem de maneiras variadas com os seus alunos. Há os que monopolizam toda a actividade na sala de aulas, mas existem também professores que agem no sentido de promover maior actividade dos alunos.

Este facto denota que os professores em causa usam abordagens pedagógicas baseadas em diferentes correntes pedagógicas. De facto, a literatura pedagógica aponta para a existência de várias correntes pedagógicas, sendo de destacar a corrente pedagógica tradicional e a corrente pedagógica moderna, as quais serão objecto de análise a seguir. E o conhecimento das correntes pedagógicas contribui para orientar o trabalho do professor, ajudando-o a estruturar todo o processo de ensino- aprendizagem de forma adequada ao contexto sócio- político.

A corrente pedagógica tradicional

A corrente pedagógica tradicional é caracterizada pela transmissão de conhecimentos com o uso frequente da exposição e exercícios repetitivos. Isto quer dizer que o centro da aula está na exposição do professor e tudo gira à volta desta exposição, partindo do princípio de que é suficiente escutar, ouvir o que os outros explicam para adquirir conhecimentos.

Contudo, dado que a pura transmissão oral não atinge o objectivo da aprendizagem, deve dizer-se que aprendemos verdadeiramente quando o novo conhecimento é de tal maneira integrado e incluído na experiência passada e presente que alterou o comportamento e transformou a percepção do mundo e dos outros.

Aprender é evoluir e não apenas acumulação de dados, de informações que permanecem bem catalogadas no cérebro, mas como exteriores à personalidade sem a tocarem nem a alterarem, dando lugar a que, em certos momentos, o contraste surja flagrante entre o pensamento e a acção.

Ora, para que aprender assim seja possível, é imprescindível “viver” o que se aprende, mergulhar na acção, quer seja exercida com as mãos, quer com o intelecto.

O que se observa é que a pedagogia tradicional, fixando-se no método expositivo, permanece enraizada na sua génese, no antes da escrita, onde os conhecimentos transmitiam-se de geração em geração por via oral. E, hoje em dia, a exposição do professor pode ainda ser apoiada por meio de ilustração e de demonstrações, mas permanecendo sempre uma maior actividade visível do professor.

Uma outra característica da pedagogia tradicional é a separação entre o “pensamento” e a “acção”. A ideia é que os alunos aprendam, primeiro, a teoria, esperando que depois a possam aplicar. Por isso, hoje em dia, é à volta do problema de integração da acção e do pensamento que gira a revolução pedagógica. E um dos aspectos fundamentais da pedagogia moderna é o da revalorização da acção: ou seja, do jogo dialéctico acção-pensamento, pensamento-acção, que conduzirá à educação integral do homem.

Do ponto de vista psicológico, a pedagogia tradicional:

Nestes termos, a pedagogia tradicional, além da exposição magistral, privilegia a lição decorada, porque se atribui à memória um papel preponderante, como se o fixar uma ideia implicasse a sua compreensão e, como meios de controle, os questionamentos, os exames e os exercícios. Quer dizer, o professor expõe e, em seguida, controla o grau de reprodução da sua exposição pelos alunos. O aluno toma notas ou estuda no manual escolar a lição que o professor acaba de expor, depois responde a perguntas orais ou escritas para provar que aprendeu ou que não aprendeu, conforme a sua exposição se aproxima ou se afasta da do mestre ou do livro.

No geral, diríamos que o professor tem o papel mais dominante, agindo como detentor de conhecimentos. O professor fala e o aluno ouve e aprende, assumindo um papel passivo, receptivo e obediente. Esta concepção de ensino predominou até finais do séc. XIX, um período que se caracterizou por um sistema hierárquico, autoritário e conservador.

Por isso, a organização da sala de aulas é, normalmente, feita de maneira que o professor está esteja posicionado de frente aos alunos para os quais dirige a palavra simultaneamente, esperando que todos os alunos estejam atentos. O professor dialoga pouco com os alunos e não cria espaços de participação. Mesmo quando organiza a turma em grupos, não realiza actividades com seus alunos de forma interactiva e motivadora.

Neste modelo de ensino, os alunos sentam-se uns atrás dos outros, virados para a posição do professor, o sujeito que transmite e distribui o saber e a oportunidade de cada um dos alunos pronunciar-se. E a figura 4 é um exemplo elucidativo sobre como os alunos se dispõem na sala de aulas no ensino do modelo tradicional.

Figura 4: Exemplo do modelo de disposição dos alunos numa sala de aulas de ensino tradicional

A corrente pedagógica moderna

No século XX, a evolução científica e tecnológica deu origem a várias correntes e movimentos, a destacar a Escola Nova. Em oposição à escola tradicional, a Escola Nova guia-se por princípios de uma aprendizagem por descoberta e estabelece uma atitude e visão educacionais centradas no aluno, em que o professor passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem. Os grandes percursores desta corrente surgiram no final do século XIX, princípio do século XX, tais como Maria Montessori, Ovide Decroly, Ferrire Cousinet, Célestin Freinet, John Dewey e outros.

Considera-se que a pedagogia activa, da Escola Nova, teve como factores principais do seu desenvolvimento, os seguintes:

Princípios da Pedagogia moderna

Criar condições para uma aprendizagem activa.

Valorizar as características do aluno, suas necessidades, vontades e sentimentos.

Desenvolver no aluno a responsabilidade pela auto-

-aprendizagem e promover nele o espírito de auto-avaliação.

Ensinar o aluno a aprender a aprender.

Promover uma aprendizagem activa, orientada para um processo de descoberta, autónomo e reflexivo.

Assim, existe implícitamente, em toda a pedagogia activa, uma psicologia que nos diz que se aprende melhor o que se faz por si próprio, que é o “aprender fazendo” de Dewey, a interpretar num sentido mais amplo. Quer dizer, quando se diz fazendo, não se refere apenas ao trabalho manual, à acção física.

Quando se fala de actividade, queremos dizer actividade global, uma actividade funcional, uma actividade que corresponde a uma necessidade profunda de ser, que se traduz em todos os aspectos da vida, quer se trate de trabalho intelectual de investigação, trabalho manual de criação, ou modo de expressão verbal, escrito, plástico ou qualquer outro.

Uma das características do ensino moderno é a disposição do alunos na sala de aulas, que pode ser em grupos, e pela forma como esta facilita a interacção entre os sujeitos (professor<—>alunos, aluno<—>aluno).

Figura 5: Disposição da sala de aulas para trabalho em grupos, favorável ao ensino moderno

Tal como na figura 5, num ensino moderno, a actividade é, por conseguinte, compreendida num sentido amplo e o papel da escola será o de colocar o aluno em condições de investigação e de pluralidade de interacções, entre os alunos e estes com o professor. Essa actividade deve suscitar, e estimular os seus interesses dos alunos, a partir das suas necessidades. Quando se fala de necessidades, refere-se às necessidades de compreender, de exprimir, de agir, de realizar, que todo o indivíduo normal sente, se uma educação falsa não as destruiu.

A atitude do professor embuido nesta corrente pedagógica é, portanto, não a de impôr ao aluno um conhecimento, mas a de o colocar em condições de modo que, a partir dos seus interesses e das suas necessidades, o possa adquirir e satisfazer a sua curiosidade instintiva. O que se crê é no acesso ao saber, em vez de ser ouvindo, deve ser agindo, o que se ajusta com os estudos dos psicólogos sobre a aprendizagem e sobre a personalidade, que mostraram que é a partir da experiência que uma se adquire e a outra se estrutura.

Deste modo, na base da pedagogia moderna, para que o professor possa desempenhar o seu papel com sucesso, sugere-se que tenha opiniões positivas a respeito de si próprio e dos alunos, que seja empático e capaz de criar um bom clima para ir ao encontro das necessidades dos alunos e ajudá-los a aprender.

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Resumo do Tema

As correntes pedagógicas são concepções que contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, na realização de uma prática docente significativa, que tenha sentido para o aluno, pois o seu conhecimento contribui para orientar o trabalho do professor, ajudando-o a responder às questões sobre como estruturar todo o processo de ensino-amprendizagem e, sobretudo, o lugar da actividade do aluno e do professor neste processo. Sendo que descrevemos duas correntes pedagógicas principais, a tradicional e a moderna, uma maior reflexão a considerar é sobre que corrente adoptar nas nossas escolas. Evidentemente, devido às potencialidades de poder promover uma maior aprendizagem nos alunos, a pedagogia moderna, centrada no aluno, emerge como uma aposta a ter em conta, principalmente porque, no lugar de uma aprendizagem mecânica, mais orientada à memorização promovida pela pedagogia tradicional, o ideial é que os alunos se apropriem do saber de forma mais interactiva, participativa e com ênfase para a aplicabilidade prática do saber.

Reflexão Final 2

1. A partir da realidade do ensino moçambicano, o que lhe parece relevante como actividades que o professor e os alunos podem desenvolver na sala de aula para a aprendizagem de um tema, como por exemplo, “ importância da água”? Deste modo, usando a técnica “Mesa redonda”, indique as actividades em causa tendo em conta a corrente pedagógica a ser usada pelo professor.

Corrente Pedagógica Actividades do professor Actividades do aluno
Pedagogia tradicional
Pedagogica moderna, (activa)

2. Baseando-se na actividade de um professor, que tenha observado durante as práticas pedagógicas ou na sua experiência como aluno no ensino primário e/ou secundário, faça uma análise crítica do desempenho deste, tendo em conta os indicadores da prática docente abaixo indicados.

Indicadores da prática docente

Avaliação crítica

Comentários/Posição

1

2

3

4

5

6

Na planificação e na mediação do conteúdo, o professor parte do simples para o complexo?

O professor apoia o aluno na superação das dificuldades de aprendizagem?

O professor cria um ambiente favorável para a aprendizagem?

O professor considera os erros como parte do processo de aprendizagem?

O professor considera as diferenças individuais durante a aprendizagem dos alunos?

O professor considera os aspectos psicológicos como a atenção, a memória, o pensamento, a percepcão, as sensações, os sentimentos, a linguagem, o carácter; e a motivação?

O professor desenvolve acções que contribuam para a prevenção, a remediação e a superação das dificuldades de aprendizagem, que possam ocorrer com um aluno ou grupo de alunos e, sempre que necessário, envolver uma equipa multidisciplinar?

O professor envolve os alunos em actividades da escola, tais como, a higiene escolar, a produção escolar, as actividades desportivas e culturais, de modo a aliar a teoria e a prática, mas também como forma de os ajudar a desenvolver actividades que concorram para o seu bem-estar, evitando comportamentos desajustados?

O professor orienta a resolução de problemas, através de experiência para que o ensino seja significativo?

O professor estimula o ambiente educativo?

Observação: Na avaliação crítica da aula, considere: 1 - Excelente; 2- Muito bom; 3- Bom; 4- Satisfatório; 5 – Não satisfatório; 6 – Não se aplica [Ou seja, não observado]

3. Usando a técnica “ Caminhada na galeria”, discuta os resultados da sua análise em 1 e 2 com outros colegas da turma.

4. Com base numa pesquisa bibliográfica, faça, em grupos, uma síntese das principais ideias dos percursores da Escola Nova, nomeadamente:

Percursor

Síntese das suas principais ideias pedagógicas

Maria Montessori

Ovide Decroly

Ferrire Cousinet

Célestin Freinet

John Dewey

5. Use a técnica de “mesa redonda” para discutir os resultados da síntese do seu grupo com outros grupos .

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