Módulo 1 | A Psicopedagogia na Formação dos Professores

Aula 1.5Qualidades profissionais do professor do ensino primário

Reflexão Inicial 5

A docência requer qualidades profissionais por parte do professor e a formação deve habilitá -lo a ter consciência plena destas qualidades e sua relação com a comunidade escolar e a sociedade em geral. A formação psicopedagógica é o alicerce para o desenvolvimento das competências que caracterizam o perfil do professor.

Contudo, há que reconhecer que nem todos os professores primam sempre por uma boa conduta profissional. Assim:

  1. Aos pares, elabore um resumo de aproximadamente 7 páginas no mínino, abordando os seguintes conteúdos: ética; deontologia; moral, o respeito pelas raparigas e rapazes, direitos e deveres do professor.
  2. No fim do resumo, em forma de síntese, identifique dois problemas relacionados com a ética, deontologia, moral, os direitos e deveres que têm sido reportados nas escolas, envolvendo professores, e apresente sugestões sobre como resolvê-los, conforme a matriz:
Problemas relacionados com a ética, deontologia, moral, direitos e deveres Sugestões para a resolução do problema
Problema 1
Problema 2

Observação: Para a elaboração do ensaio consulte:

  1. Código de Conduta do Professor Moçambicano;
  2. Baptista, P (S.d): Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho.
  3. Caderno do Código de Conduta do Professor

Com a realização da actividade acima, a expectativa é que se tenha apercebido de que, na sua formação, o professor deve ter a consciência de que a sua profissão requer que ele seja um profissional idóneo e crítico; com elevado espírito patriótico; que ama as crianças; fluente na língua do ensino. O professor deve ser exemplar no respeito pelas raparigas, pelos rapazes, pelas mulheres e pelos homens, na prevenção de doenças e preservação do ambiente; respeitador e cumpridor das leis do país e dos princípios éticos e deontológicos da profissão docente. Ele deve ser capaz de mobilizar criativamente os saberes necessários para planificar, organizar e gerir o processo de aprendizagem; liderar e participar proactivamente em processos de desenvolvimento na escola e na comunidade.

Qualidades profissionais do professor do ensino primário

Considera-se um professor ideal, aquele que satisfaz as seguintes dimensões:

As dimensões acima destacadas estão estabelecidas no Código de Conduta para os

Professores Moçambicanos, como princípios gerais, a destacar:

Com efeito, um bom professor é aquele que devotadamente se entrega à nobre causa do ensino. É aquele que se empenha, muito mais do que ensinar, em fazer nascer e manter sempre vivo o desejo de aprender do aluno, para que possa descobrir por si próprio algo de novo.

São qualidades éticas requeridas para um professor:

Para além das qualidades acima descritas, é necessário que o professor tenha as seguintes competências:

Assim, o professor precisa de aperfeiçoar o seu conhecimento técnico-científico, para além de consultar os documentos normativos que regem a boa conduta na sua actividade profissional, que ajudam a promover essa conduta junto aos alunos, colegas, pais e encarregados de educação e a comunidade em geral. Por isso, recomenda-se a consulta de decretos e leis, tais como, a Lei da Família (Lei nº 10/2004), a Lei contra a violência doméstica (Lei nº 29/2009), a Política de Género e Estratégia de sua Implementação, a Estratégia Nacional para o combate aos casamentos prematuros, entre outras.

Resumo do Tema

Ser professor é uma profissão nobre na medida em que contribui para a aprendizagem do aluno e para o desenvolvimento da sociedade. É importante que o professor, na sua actuação, tenha como domínios: conhecimento científico; metodologias do ensino primário; capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos; e capacidade crítico-reflexiva, como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Para garantir o perfil ideal, é necessário haver harmonia entre deveres e direitos na carreira profissional, o que requer do professor o desenvolvimento de qualidades ético-morais e deontológicas.

Reflexão Final 5

1. Entre os casos A, B e C, escolha um deles e diga o que faria mais do que o/a professor/a nele representado e o que aconselharia a esse professor para que não continuasse a proceder dessa forma.

  • Caso “A”
    O professor “Hortência” possui conhecimentos sólidos sobre as Ciências Naturais e, por isso, na sua opinião, para facilitar a percepção dos seus alunos, passa a maior parte do tempo explicando os conteúdos.

  • Caso “B”
    A professora “Daniel” planifica diariamente as aulas e, durante a leccionação, envolve todos os alunos, usando metodologias participativas. Contudo, não esclarece as dúvidas dos seus alunos e, de vez em quando, apresenta erros ortográficos no quadro.

  • Caso “C”
    A professora“Verónica” está a leccionar a 1ª classe há 15 anos e acha inconveniente planificar as suas aulas, alegando que já tem experiência e domínio dos conteúdos da classe.

Observação: Para a sua resposta, pode usar o seguinte modelo esquemático:

Caso do professor escolhido O que faria mais do que o professor nele representado Conselhos para o professor melhorar a sua prática
Caso A
Caso B
Caso C

Exercício

  1. Ao longo do Capítulo I aprendeu conteúdos referentes à Psicopedagogia na prática docente. Elabore uma síntese reflexiva tendo em conta os seguintes aspectos:
    1. A contribuição da Psicopedagogia para a prática docente;
    2. Como o conhecimento das correntes pedagógicas pode contribuir para uma prática docente mais ajustada ao desenvolvimento de um ensino centrado no aluno.
  2. Mencione três práticas que podem ocorrer com os pais, na educação dos seus filhos, as quais sejam discriminatórias de meninas e meninos.
  3. Como futuro professor, qual deve ser a sua contribuição para melhorar a promoção da igualdade de género na sala de aulas?
  4. Depois de lidos os conteúdos sobre o historial da educação em Moçambique, diferencie os dois períodos, tendo em conta os seus principais marcos.
  5. Mencione (3) três aspectos que evidenciam o carácter discriminatório da educação colonial.
  6. Na sua opinião, quais são as qualificações para um professor primário ideal?
  7. Quais são os direitos da mulher consagrados na legislação moçambicana, em particular na Lei de Família?
  8. O que diz a Lei da Família sobre os direitos da mulher?
  9. Na sua opinião, qual é o papel do professor na luta contra os casamentos prematuros e a gravidez precoce?

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