A docência requer qualidades profissionais por parte do professor e a formação deve habilitá -lo a ter consciência plena destas qualidades e sua relação com a comunidade escolar e a sociedade em geral. A formação psicopedagógica é o alicerce para o desenvolvimento das competências que caracterizam o perfil do professor.
Contudo, há que reconhecer que nem todos os professores primam sempre por uma boa conduta profissional. Assim:
Problemas relacionados com a ética, deontologia, moral, direitos e deveres | Sugestões para a resolução do problema |
Problema 1 | |
Problema 2 |
Observação: Para a elaboração do ensaio consulte:
Com a realização da actividade acima, a expectativa é que se tenha apercebido de que, na sua formação, o professor deve ter a consciência de que a sua profissão requer que ele seja um profissional idóneo e crítico; com elevado espírito patriótico; que ama as crianças; fluente na língua do ensino. O professor deve ser exemplar no respeito pelas raparigas, pelos rapazes, pelas mulheres e pelos homens, na prevenção de doenças e preservação do ambiente; respeitador e cumpridor das leis do país e dos princípios éticos e deontológicos da profissão docente. Ele deve ser capaz de mobilizar criativamente os saberes necessários para planificar, organizar e gerir o processo de aprendizagem; liderar e participar proactivamente em processos de desenvolvimento na escola e na comunidade.
Considera-se um professor ideal, aquele que satisfaz as seguintes dimensões:
As dimensões acima destacadas estão estabelecidas no Código de Conduta para os
Professores Moçambicanos, como princípios gerais, a destacar:
Com efeito, um bom professor é aquele que devotadamente se entrega à nobre causa do ensino. É aquele que se empenha, muito mais do que ensinar, em fazer nascer e manter sempre vivo o desejo de aprender do aluno, para que possa descobrir por si próprio algo de novo.
São qualidades éticas requeridas para um professor:
Para além das qualidades acima descritas, é necessário que o professor tenha as seguintes competências:
Assim, o professor precisa de aperfeiçoar o seu conhecimento técnico-científico, para além de consultar os documentos normativos que regem a boa conduta na sua actividade profissional, que ajudam a promover essa conduta junto aos alunos, colegas, pais e encarregados de educação e a comunidade em geral. Por isso, recomenda-se a consulta de decretos e leis, tais como, a Lei da Família (Lei nº 10/2004), a Lei contra a violência doméstica (Lei nº 29/2009), a Política de Género e Estratégia de sua Implementação, a Estratégia Nacional para o combate aos casamentos prematuros, entre outras.
Ser professor é uma profissão nobre na medida em que contribui para a aprendizagem do aluno e para o desenvolvimento da sociedade. É importante que o professor, na sua actuação, tenha como domínios: conhecimento científico; metodologias do ensino primário; capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos; e capacidade crítico-reflexiva, como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Para garantir o perfil ideal, é necessário haver harmonia entre deveres e direitos na carreira profissional, o que requer do professor o desenvolvimento de qualidades ético-morais e deontológicas.
1. Entre os casos A, B e C, escolha um deles e diga o que faria mais do que o/a professor/a nele representado e o que aconselharia a esse professor para que não continuasse a proceder dessa forma.
Observação: Para a sua resposta, pode usar o seguinte modelo esquemático:
Caso do professor escolhido | O que faria mais do que o professor nele representado | Conselhos para o professor melhorar a sua prática |
Caso A | ||
Caso B | ||
Caso C |
Aprofunde seus conhecimentos