Módulo 3 | Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem

Aula 3.1Conceito de desenvolvimento humano

O conhecimento da relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem constitui uma condição fundamental para a actividade do professor, pois toda a aprendizagem tem uma relação com os estágios de desenvolvimento do aprendente. Mas é importante ainda lembrar que, por exemplo, a planificação curricular se apoia no conhecimento dos estágios e domínios de desenvolvimento para determinar os conteúdos e competências de aprendizagem para os alunos. Eis também por que a consideração do desenvolvimento humano orienta sobre a necessidade do desenvolvimento integral do aluno. Com base nisso, ao estudar este capítulo, o interesse é que o formando seja capaz de explicar a importância do desenvolvimento humano no processo de aprendizagem, identificar os factores e domínios do desenvolvimento humano, para além, naturalmente, de descrever os estágios do desenvolvimento humano, de diferenciar os tipos e estilos de aprendizagem e considerar os estágios de desenvolvimento humano das crianças no processo de ensino-aprendizagem, tanto ao nível de planificação das aulas, bem como na sua mediação.

Reflexão Inicial 8

Na escola, os alunos não são da mesma idade e nem têm as mesmas características, em termos de operações motoras e mentais e, ainda, em termos de estados afectivos. Isso é revelador de que estes alunos apresentam níveis de desenvolvimento diferentes.

Então, o que é, para si, o desenvolvimento humano? Que importância tem o conhecimento do desenvolvimento humano, no geral e, especialmente, para o professor?

Antes de responder às questões que lhe foram colocadas, poderá ter-lhe ocorrido a observação de que a criança, no seu desenvolvimento, passa por diferentes fases/ estágios. Isso quer dizer que o ser humano, desde a sua concepção, inicia um processo de transformação que continuará até o final da vida.

A partir da fecundação, uma única célula se desenvolve até se tornar um ser vivo, uma pessoa que respira, anda e fala. E, embora essa célula única vá se tornar num indivíduo, as transformações que as pessoas experimentam durante a vida apresentamcertos padrões em comum. O indivíduo nasce,cresce e se torna criança, adolescente, jovem, adulto e idoso.

É a este conjunto de transformações do ser humano, desde a sua concepção até à morte, que se designa de desenvolvimento humano.

O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam, desde a concepção, até à morte, bem como as características que permanecem relativamente estáveis.

Os resultados das pesquisas sobre o desenvolvimento humano, muitas vezes, têm aplicações na educação e saúde das crianças, e também nas directrizes sociais em relação a elas. Deste modo, pesquisas mostrando que o cérebro dos adolescentes ainda é imaturo motivaram propostas de que os adolescentes acusados de crimes sejam isentos da pena de morte nos Estados Unidos da América.

A compreensão do desenvolvimento adulto pode ajudar as pessoas a entender e lidar com as transições da vida: a mulher que volta ao trabalho depois de sair da maternidade, a pessoa que muda de carreira, a viúva ou o viúvo lidando com sua perda, alguém que enfrenta uma doença terminal. Isso porque os cientistas do desenvolvimento reconhecem que o desenvolvimento humano é um processo que dura a vida toda – um conceito conhecido como desenvolvimento do ciclo de vida.

Actualmente o desenvolvimento humano, como disciplina científica, preocupa-se pela descrição, explicação, previsão e intervenção no comportamento. Por exemplo, para descrever quando é que a maioria das crianças pronuncia a sua primeira palavra ou qual é o tamanho de seu vocabulário numa certa idade, os cientistas do desenvolvimento observam grandes grupos de crianças e estabelecem padrões para o comportamento em várias idades. Eles procuram, assim, explicar como as crianças adquirem a linguagem; e por que algumas crianças aprendem a falar mais tarde do que o usual.

Com esse conhecimento podem-se prever comportamentos futuros, como por exemplo, a probabilidade de uma criança ter sérios problemas com a fala. Mais ainda, o conhecimento das fases de desenvolvimento da criança permite prever as operações mentais nele existentes e as possibilidades de aprendizagem de determinadas competências por via da acção escolar. É nessa base que que os conteúdos escolares são programados a partir dos níveis de escolaridade, os quais correspondem às etapas/níveis de desenvolvimento dos alunos e do respectivo potencial cognitivo, afectivo e psicomotor.

Convém realçar que o desenvolvimento humano é definido em diferentes perspectivas, sendo de destacar as que o concebem como sendo:

  1. Um conjunto de transformações coordenadas (de natureza física, fisiológica e psicológica) que ocorrem no sentido de uma complexidade e diferenciação crescentes e que se manifestam nos comportamentos de adaptação dos indivíduos ao meio.
  2. Uma sequência das modificações - no plano físico, psicológico ou emocional, as quais ocorrem dentro de um indivíduo, desde o nascimento até à morte.
  3. As mudanças contínuas e sistemáticas que ocorrem no indivíduo, no decorrer da sua vida.
  4. Um conjunto de modificações comportamentais e estruturais, sistematicamente relacionadas com a idade, que se caracterizam por sucessivas alterações qualitativas e fenómenos de reorganização do organismo de um indivíduo.

Portanto, percebe-se que o desenvolvimento humano se refere às transformações/ modificações que ocorrem no indivíduo, desde a sua concepção até à morte, envolvendo as esferas biológica, psicológica e social, tal como ilustram as imagens abaixo.

Figura 6: Ilustração dos aspectos físicos no desenvolvimento humano.

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