Módulo 3 | Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem

Aula 3.2Importância do estudo do desenvolvimento humano

Anteriormente ficou a ideia de que o conhecimento sobre o desenvolvimento humano é importante em diferentes áreas, incluindo na educação, especialmente para o professor. Isso é verdade, na medida em que o estudo do desenvolvimento humano na formação do professor permite a este descrever, explicar e prever o comportamento humano, o que condiciona uma boa aprendizagem. Desta forma, o professor consolida e reactiva a capacidade de observar o comportamento dos aprendentes em diferentes idades, procurando especificar como eles mudam ao longo do tempo; destaca os padrões típicos de mudanças e as variações individuais.

Ao estudar o desenvolvimento humano, o professor desenvolve competências para:

A abordagem do desenvolvimento humano confere o conhecimento das características comuns de cada faixa etária e compreender as particularidades individuais, de modo a permitir a explicação da sua importância no processo de aprendizagem.

Em suma, podemos concluir que existe uma forte relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta relação é recíproca na medida em que:

  1. O desenvolvimento humano é o resultado da interacção do indivíduo com diferentes contextos; e dessa interacção resulta a aprendizagem. O desenvolvimento humano reflecte-se na aprendizagem (evolução de forma de agir).
  2. A aprendizagem é, portanto, um processo de efeito mais ou menos duradouro, pelo qual os comportamentos novos são adquiridos, ou os já existentes são modificados, em interacção com o meio ambiente.
  3. A aprendizagem pressupõe o desenvolvimento das capacidades e qualidades individuais em formas de habilidades e hábitos, traduzindo-se no indivíduo em saber, saber fazer, saber ser e saber estar e saber viver junto com os outros. Ou seja, a aprendizagem visa desenvolver três domínios fundamentais da personalidade do indivíduo, que são:
  4. Em cada fase da vida, o homem tem um certo nível de desenvolvimento nos seus vários domínios (cognitivo, psicomotor; e afectivo-emocional), os quais poderão facilitar a aprendizagem de determinadas matérias. Assim, ao planificar as aulas, é importante que o professor conheça, antecipadamente, as características dos seus alunos, de modo a programar adequadamente os conteúdos. Por exemplo: para ensinar operações matemáticas básicas a um aluno da 1ª classe, o professor deverá seleccionar números naturais simples e com recurso a objectos para reduzir o nível de abstracção, o que já não acontece nas classes posteriores.
  5. Quando se fala de desenvolvimento, importa referir que em algumas regiões do nosso país, as adolescentes são consideradas preparadas para assumir papéis sociais, porque já estão na fase da menstruação e/ou que tenham passado pelos ritos de iniciação, levando, muitas vezes, essas adolescentes a casamentos prematuros. Esta maturidade é simplesmente biológica e o desenvolvimento do ser humano não se resume apenas à maturidade biológica. É necessário considerar os aspectos cognitivos e afectivos no seu desenvolvimento humano.

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Resumo do Tema

O desenvolvimento humano consiste num processo de transformações ou modificações que ocorrem no indivíduo, desde a sua concepção até à morte, envolvendo as esferas biológica, psicológica e social. O estudo do desenvolvimento humano na formação do professor é relevante porque permite a este descrever, explicar, prever, intervir no comportamento humano de modo a criar condições adequadas para uma aprendizagem que corresponda ao nível de desenvolvimento da criança.

Reflexão Final 8

1. Com o apoio do seu formador, usando a técnica “Tomar uma Posição” reflicta sobre a seguinte afirmação:

    “O professor que lecciona as aulas sem conhecer o nível de desenvolvimento dos seus alunos ministra o processo de ensino-cegamente”.

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