Módulo 3 | Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem

Aula 3.4Domínios do desenvolvimento humano

Reflexão Inicial 10

  • 1. Com base nos Programas de Ensino do 1º ciclo do Ensino Primário, numa disciplina à vossa escolha, em grupos de três elementos, identifiquem duas (2) competências para cada um dos domínios de desenvolvimento humano: i) cognitivo; ii) psicomotor; e iii) afectivo-emocional
  • 2. Apresentem à turma os resultados para a avaliação dos colegas sobre se as competências indicadas estão correctamente enquadradas em cada um dos domínios. Para tal, usem a técnica “ Caminhando na Galeria”.

Bravo para você que, ao analisar o Programa de Ensino do 1º ciclo do Ensino Primário, juntamente com os seus colegas, conseguiu identificar as competências de aprendizagem, agrupando-as nos domínios do desenvolvimento humano, nomeadamente:

Exemplos de competências de aprendizagem em diferentes domínios de desenvolvimento

Domínios de desenvolvimento

Exemplo de competências de aprendizagem

Domínio cognitivo

ler, interpretar textos, declamar poemas; Co

Domínio psicomotor

escrever, realizar jogos colectivos, actividades físicas individuais e colectivas: ginástica, dança;

Domínio afectivo

relação interpessoal, internalização de valores, regras, normas, princípios e empatia.

O domínio psicomotor relaciona-se com o saber fazer e tem a ver com a capacidade de manipulação de objectos, desenvolvimento de habilidades, exercício do próprio corpo, no qual se integram a psico motricidade fina e grossa.

Na sala de aulas da primeira classe, o professor observa o domínio psicomotor no desenvolvimento da motricidade fina, quando a criança demonstra a maturidade adequada para assegurar um lápis na realização da actividade de escrita. Ainda pode observar o domínio psicomoto, quando o aluno consegue coordenar os movimentos corporais na aula de Educação Física.

O domínio cognitivo insere-se no desenvolvimento intelectual do indivíduo, onde destaca-se a capacidade de pensamento, raciocínio, abstração e de resolução de problemas do seu dia-a-dia. O professor nota o domínio cognitivo, ao verificar como os seus alunos resolvem os problemas escolares. Por exemplo para resolver um problema de matemática os alunos podem proceder de formas diferentes: uns o fazem mentalmente, outros fazem a contagem de objectos e outros ainda usam máquinas de calcular. Portanto, o domínio cognitivo verifica-se no nível, ou na qualidade da resposta produzida perante qualquer problema.

O domínio afectivo-emocional os aspectos do saber ser e estar, que constituem o modo particular do indivíduo integrar as suas experiências, regras de conduta e aquisição de valores. O professor desempenha um papel importante no desenvolvimento deste domínio, porque a actividade escolar, quer seja dentro, quer fora da aula, visa o melhoramento das interacções sociais, tal como ilustra a imagem (Fig. 5).

Figura 7: Interacções de alunos durante uma actividade

A linguagem que o professor usa para elogiar os alunos ou corrigir os aspectos negativos destes influencia o domínio afectivo-emocional. Neste contexto, apela-se à não utilização de termos pejorativos/depreciativos (ex: “desajeitado”, “coitado”, “incorrigível”, “burro”, “retardado”, etc) para designar alunos com dificuldades de compreensão da matéria. O professor que sabe elogiar os actos dos seus alunos, ensina-os também a saber agradecer desenvolvendo destes modo hábitos positivos de convivência.

No processo de aprendizagem, o medo, a vergonha, a tristeza, a alegria, são estados afectivo – emocionais que influenciam directamente a qualidade da aprendizagem.

Resumo do Tema

Considera-se uma abordagem global de desenvolvimento humano, quando o estudo efectuado integra todos os domínios do desenvolvimento humano: o domínio psicomotor, o domínio cognitivo e o domínio afectivo-emocional. Estes domínios são fundamentais para determinar o sucesso da aprendizagem em todos os âmbitos (saber, saber fazer, saber ser e estar). O papel da escola é permitir que haja condições materiais e humanas que favoreçam no aluno um desenvolvimento integral. Eis porque, por exemplo, os objectivos da aprendizagem, ao serem definidos para uma aula, devem contemplar os domínios cognitivo, psicomotor e afectivo-emocional, o que se configura como uma tendência de alinhamento do processo de ensino- aprendizagem com correspondentes domínios do desenvolvimento humano.

Reflexão Final 10

Cenário 1
O professor chamou o menino Timo para o quadro, para resolver a tarefa de adição 4 + 2 =.
O Timo, depois de hesitar, escreve 4 + 2 = 8.
O professor apaga o resultado, e diz: “Pode sentar.
Outro menino!” Chama a Ema para resolver a tarefa no quadro.
A Ema escreve logo: 4 + 2 = 6.
O professor diz: Muito bem, Ema, palmas para ela!

Cenário 2
Durante a aula de Matemática, a professora explica a tarefa, através de um exemplo no quadro. Quando repara que o menino Pedro não está a prestar atenção, pelo contrário, conversa com o vizinho dele, a professora diz ao Pedro: “Pedro, eu gostaria que prestasse atenção ao que estou a explicar aqui no quadro – obrigada”.

Cenário 3
A menina Olga é uma criança muito activa, mas tem dificuldades de seguir as regras na sala de aulas. Por exemplo, ao invés de levantar a mão para responder a uma pergunta, a Olga continuamente exclama as respostas.

O professor adverte-lhe da seguinte firma: “Olga! Cala! Eu já te disse para não simplesmente exclamar as respostas!”

Exercício

  1. Usando o método “Pensar-Partilhar-Apresentar”, reflicta com seus colegas sobre o impacto que tem no desenvolvimento afectivo-emocional dos alunos a forma de agir do professor em cada um dos cenários apresentados.
  2. Onde não lhe parece ser adequado, proponha como o professor deveria agir, para evitar efeitos negativos nos respectivos alunos, em termos de desenvolvimento afectivo-emocional.

Assista à Videoaula