Leia o texto que a seguir é apresentado e responda à respectiva questão.
A pessoa aprende, quer graças ao ensino, quer de várias outras situações da vida. Em sua opinião, que elementos diferenciam o ensino de outras situações em que se aprende?
Use a técnica “Vire e Fale” para debater, com um/a colega, a sua caracterização sobre o ensino.
Depois de resolvida a questão acima, acreditamos ter percebido que a aprendizagem ocorre em muitas outras situações informais e não-formais, mas uma situação privilegiada de aprendizagem é o ensino, que é uma forma sistemática de mediar o saber, utilizada pelos seres humanos para instruir e educar os seus semelhantes, em determinadas sociedades e para o alcance de objectivos específicos para o desenvolvimento do saber, do saber fazer e do saber ser e estar.
As características do ensino são as diversas categorias que devem ser aprendidas para que os indivíduos possam ter um desenvolvimento íntegro e harmonioso da sua personalidade.
O ensino tem um carácter triádico (professor – conteúdo – aluno), e o slogan “ensinam-se crianças, não disciplinas” é, sem dúvida, útil como estratégia contra os que se esquecem que ensinar é ensinar a alguém, pondo toda a ênfase na estrutura tradicional daquilo que é ensinado.
Ensino centrado no aluno significa então que o objectivo do professor não é meramente expor uma matéria, mas sim ajudar alguém a aprender algo. Quaisquer que sejam as virtudes de uma exposição lógica, ela falha como ensino, se não tiver esse resultado, o de ajudar alguém a aprender algo.
Deve-se entender o processo de ensino como o conjunto de actividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados (saber pensar, saber fazer e saber ser e estar), tendo como ponto de partida o nível actual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos.
O processo de ensino-aprendizagem é uma actividade específica que se distingue pelas suas características próprias. Assim, de entre outras características, destacam-se as seguintes:
De modo a facilitar a descrição detalhada de cada característica do ensino, apresenta- se a tabela a seguir:
Quadro 12 : Características do ensino
Características do Ensino |
Descrição |
Carácter social |
Formação da jovem geração , de acordo com as exigências e necessidades da sociedade; Formação visando a socialização e integração de cada membro da jovem geração. |
Carácter educativo |
Relação indissociável e/ou dialéctica entre instrução e educação; Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de valores/ atitudes e formação de qualidades da consciência, isto é, saber ser e estar. |
Carácter instrucional |
Desenvolvimento de habilidades, capacidades e experiências práticas, isto é, o saber fazer. |
Carácter dialéctico |
Processo dinâmico onde ocorrem contradições como forças motrizes para o desenvolvimento do aluno e do professor, pelas contradições entre querer e poder, nível actual e realização das tarefas de ensino-aprendizagem. |
Regido por leis e regularidades |
Aquisição e formação de conceitos como processo gradual, observância do desenvolvimento ontogénico; Observância de leis: psicológicas e de aprendizagem, sociológicas, políticas, higiénicas, na realização do PEA. |
Desenvolvimento da personalidade |
Dimensões do desenvolvimento do aluno, individual, comunitária e ecológica. |
Carácter sistemático e planificado |
Organização cientifica das actividades. |
O processo de ensino não pode ser reduzido a simples transmissão de conhecimentos ou ao acto de instruir, pois envolve o desenvolvimento de outras particularidades humanas. Assim, o processo de ensino inclui a instrução (desenvolvimento do saber e do saber fazer) e a educação (desenvolvimento do saber ser e do saber estar), cumprindo o carácter instrucional e educativo do PEA.
Este processo deve seguir os paradigmas da pedagogia actual que defende o ensino centrado no aluno e sensível ao género.