Módulo 4 | Estratégias Metodológicas na Aprendizagem

Aula 4.2Características do Ensino

Reflexão Inicial 15

Leia o texto que a seguir é apresentado e responda à respectiva questão.

A pessoa aprende, quer graças ao ensino, quer de várias outras situações da vida. Em sua opinião, que elementos diferenciam o ensino de outras situações em que se aprende?

Use a técnica “Vire e Fale” para debater, com um/a colega, a sua caracterização sobre o ensino.

Depois de resolvida a questão acima, acreditamos ter percebido que a aprendizagem ocorre em muitas outras situações informais e não-formais, mas uma situação privilegiada de aprendizagem é o ensino, que é uma forma sistemática de mediar o saber, utilizada pelos seres humanos para instruir e educar os seus semelhantes, em determinadas sociedades e para o alcance de objectivos específicos para o desenvolvimento do saber, do saber fazer e do saber ser e estar.

As características do ensino são as diversas categorias que devem ser aprendidas para que os indivíduos possam ter um desenvolvimento íntegro e harmonioso da sua personalidade.

O ensino tem um carácter triádico (professor – conteúdo – aluno), e o slogan “ensinam-se crianças, não disciplinas” é, sem dúvida, útil como estratégia contra os que se esquecem que ensinar é ensinar a alguém, pondo toda a ênfase na estrutura tradicional daquilo que é ensinado.

Ensino centrado no aluno significa então que o objectivo do professor não é meramente expor uma matéria, mas sim ajudar alguém a aprender algo. Quaisquer que sejam as virtudes de uma exposição lógica, ela falha como ensino, se não tiver esse resultado, o de ajudar alguém a aprender algo.

Deve-se entender o processo de ensino como o conjunto de actividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados (saber pensar, saber fazer e saber ser e estar), tendo como ponto de partida o nível actual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos.

O processo de ensino-aprendizagem é uma actividade específica que se distingue pelas suas características próprias. Assim, de entre outras características, destacam-se as seguintes:

De modo a facilitar a descrição detalhada de cada característica do ensino, apresenta- se a tabela a seguir:

Quadro 12 : Características do ensino

Características do Ensino

Descrição

Carácter social

Formação da jovem geração , de acordo com as exigências e necessidades da sociedade;

Formação visando a socialização e integração de cada membro da jovem geração.

Carácter educativo

Relação indissociável e/ou dialéctica entre instrução e educação;

Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de valores/ atitudes e formação de qualidades da consciência, isto é, saber ser e estar.

Carácter instrucional

Desenvolvimento de habilidades, capacidades e experiências práticas, isto é, o saber fazer.

Carácter dialéctico

Processo dinâmico onde ocorrem contradições como forças motrizes para o desenvolvimento do aluno e do professor, pelas contradições entre querer e poder, nível actual e realização das tarefas de ensino-aprendizagem.

Regido por leis e regularidades

Aquisição e formação de conceitos como processo gradual, observância do desenvolvimento ontogénico;

Observância de leis: psicológicas e de aprendizagem, sociológicas, políticas, higiénicas, na realização do PEA.

Desenvolvimento da personalidade

Dimensões do desenvolvimento do aluno, individual, comunitária e ecológica.

Carácter sistemático e planificado

Organização cientifica das actividades.

Resumo do Tema

O processo de ensino não pode ser reduzido a simples transmissão de conhecimentos ou ao acto de instruir, pois envolve o desenvolvimento de outras particularidades humanas. Assim, o processo de ensino inclui a instrução (desenvolvimento do saber e do saber fazer) e a educação (desenvolvimento do saber ser e do saber estar), cumprindo o carácter instrucional e educativo do PEA.

Este processo deve seguir os paradigmas da pedagogia actual que defende o ensino centrado no aluno e sensível ao género.

Reflexão Final 15

  1. Ao ensinar na base de um tema concreto, o professor deve educar e, simultaneamente instruir. Demonstre esta afirmação, tendo como referência um tema à sua escolha, em conformidade com o programa de uma das disciplinas do ensino primário.
  2. Discuta com os colegas da turma os resultados da sua reflexão . Pode usar a técnica de “Mesa redonda”.

Assista à Videoaula