Módulo 4 | Estratégias Metodológicas na Aprendizagem

Aula 4.4.1Técnicas de ensino participativo

O pressuposto de base para o uso das técnicas de ensino participativo consiste nos fundamentos da pedagogia moderna, baseada no ensino activo e centrado no aluno.

Na constante preocupação pela melhoria da qualidade de ensino, um dos desafios é a investigação das metodologias a utilizar no processo de ensino-aprendizagem.

Tradicionalmente, o processo de ensino tem sido caracterizado pelo método expositivo, com o propósito de transmitir conhecimentos aos alunos. Eis porque o “Guião de Métodos participativos”, elaborado pela GIZ (2015 ), diz que, actualmente, a abordagem do ensino-aprendizagem encontra-se num processo de mudança de uma “transmissão” de onhecimentos, baseada na passividade do aluno, para a mediação, onde o aluno é o centro da aprendizagem, requerendo, para isso, um “processamento” activo e consciente de informação pelos alunos.

Motivação e envolvimento

Esta fase inicia o processo de aprendizagem, e requer uma actividade que permite ao aluno estabelecer a ligação entre as experiências de aprendizagem anteriores e as presentes; descobrir os mal entendidos e encorajar os alunos a expressar as suas ideias sobre o tema da aula.

Os alunos devem estar mentalmente envolvidos nos conceitos e habilidades a serem explorados.

Exploração

Esta fase providencia aos alunos oportunidades de explorar o tema da aula, a partir do ambiente, objectos, materiais, conceitos e desenvolver seus conceitos, e suas habilidades.

É aconselhável, nesta fase, permitir aos alunos trabalhar de forma cooperativa, para permitir a troca de ideias.

Explicação

Esta fase focaliza a atenção dos alunos em aspectos encontrados durante a fase de exploração e providencia as oportunidades aos alunos para expressarem as suas ideias e os seus entendimentos.

Consolidação

Esta fase permite ao professor introduzir definições e vocabulário formais para conceitos, habilidades ou comportamentos.

É aconsehável organizar as actividades desta fase de forma cooperativa, para que os alunos possam aprofundar, alargar e desenvolver o seu entendimento e as suas habilidades.

Avaliação

Nesta fase os alunos são encorajados a avaliarem o seu entendimento e habilidades. Ao mesmo tempo, dá-se oportunidade ao professor para avaliar o progresso dos alunos em relação às competências esperadas.

Cada uma das fases requer um tratamento específico, com métodos e técnicas apropriados, para permitir o envolvimento activo dos alunos no seu processo de aprendizagem. Não há um único método que possa responder às exigências de cada situação. Uma aula que pretende envolver os alunos de forma activa em todas as fases do processo de aprendizagem, tem de incluir uma variedade de métodos e técnicas instrucionais e actividades de aprendizagem.

Elementos básicos da aprendizagem participativa e cooperativa

Com vista à promoção de uma aprendizagem participativa, há a considerar alguns elementos básicos para esse tipo de aprendizagem, nomeadamente:

4.4.3 Exemplos de técnicas de ensino participativo e cooperativo

Neste ponto apenas se pretende descrever algumas técnicas do ensino participativo. Elas são numerosas, razão pela qual, para não se proceder a descrição de todas elas, neste espaço, o apêndice um (1) retrata uma “Descrição das técnicas do ensino- participativo”.

Assim, as técnicas que se descrevem neste ponto são o “Pensar-Partilhar-Apresentar”, “Circulo Duplo”, “Trabalho em grupo”, ” Trabalho aos pares”, tomando como referência o “Guião prático de métodos participativos”, produzido pela GIZ (2015).

a. Pensar – Partilhar – Apresentar

Após a apresentação de uma pergunta ou tarefa, “Pensar-Partilhar-Apresentar” consiste em três passos:

  1. Os alunos reflectem individualmente sobre a pergunta / tarefa.
  2. Partilham as suas ideias com um parceiro.
  3. Apresentam os resultados em grupos maiores ou para toda a turma.

O princípio permite que todos alunos tenham tempo para reflectir sobre uma pergunta. A fase de partilha encoraja a troca de ideias, o que, por um lado, aumenta as oportunidades dos alunos expressarem as suas ideias e, por outro, dá mais segurança para se pronunciar em frente de toda a turma, promovendo, assim, habilidades de comunicação.

Procedimento do Pensar-Partilhar-Apresentar

Passo

Passo

Exemplo

Pensar

Após a apresentação de uma pergunta ou de uma tarefa, o professor dá 1 ou 2 minutos de tempo, para os alunos pensarem individualmente. Isso significa que cada aluno está sendo pessoalmente desafiado e tem de enfrentar a tarefa.

Os alunos fazem anotações dos pensamentos, resultados ou perguntas que desenvolveram durante a fase do trabalho individual.

Introdução ao tema da aula: Períodos do dia

1. O Professor faz a pergunta a toda a turma: O que é que vocês fazem antes de ir à escola?

Dá tempo para pensar

(1 ou 2 min.).

Partilhar

Depois de 2 a 3 minutos os alunos formam pares e partilham seus resultados e apontamentos.

Como no passo anterior, antes de apresentar os resultados, os alunos

devem escutar muito atentamente e fazer anotações.

O Professor pede aos alunos para conversarem com o colega mais próximo sobre o que fizeram, antes de ir para a escola.

Apresentar

Os alunos apresentam os seus resultados a um outro par, ao grupo pequeno ou à turma inteira.

O Professor orienta a partilha das ideias com toda a turma.

Introduz o termo “manhã” como um período do dia.

Assista ao vídeo

b. Trabalho aos pares

O trabalho aos pares é uma forma social, na qual os alunos resolvem tarefas ou problemas dentro de um processo de aprendizagem de forma independente e cooperativa. O trabalho aos pares permite que todos os alunos estejam activamente envovlivos na resolução da tarefa.

Existe uma variedade de formas de organização do trabalho aos pares: Vire e Fale, Controlo aos Pares, Círculo Duplo, para só mencionar algumas.

A forma de trabalho aos pares, que exige o mínimo esforço em termos de organização, é quando os alunos trabalham com os seus respectivos vizinhos de forma como estiverem sentados.

Como o trabalho em grupos, o trabalho aos pares exige do professor uma orientação clara, sobre:

Uma forma de trabalho aos pares que permite que, em pouco tempo, todos os alunos tenham a oportunade de se expressarem perante uma variedade de parceiros, é o Círculo Duplo.

d. O Círculo Duplo

O Círculo Duplo é um método que permite explorar as ideias dos alunos.

Os alunos conversam de forma livre com parceiros aleatoriamente escolhidos sobre um tema definido. Esta forma permite que a metade da classe fale ao mesmo tempo. Através de parceiros sempre em mudança, os alunos desenvolvem as suas habilidades de comunicação e ganham autoconfiança.

Toda a turma é activa, falando ou escutando.

O procedimento do circulo duplo presssupõe:

  1. Os alunos ficam em dois círculos: um círculo externo, um interno. Os alunos do círculo interno olham para fora, os alunos do círculo externo para dentro, os dois alunos opostos formando pares.
  2. Os alunos no círculo interno relatam primeiro.
  3. Os alunos no círculo externo escutam e depois fazem um resumo, o que lhes obriga a escutar activamente.
  4. Ao sinal do professor, o círculo externo movimenta-se 2 ou 3 passos, no sentido do relógio, assim mudam os pares.
  5. Agora os alunos do círculo externo são os actores e relatam sobre o mesmo tema.
  6. Os pares podem mudar várias vezes da composição dos elementos (alunos).

O uso do Círculo Duplo

O Círculo Duplo é adequado sempre que se trata da recolha de ideias e da troca de informação ou pontos de vista com diferentes parceiros.

Isto poderá ser:

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