Módulo 4 | Estratégias Metodológicas na Aprendizagem

Aula 4.4.2Método de trabalho em grupo

Consiste em distribuir temas de estudo igual ou diferente a grupos fixos ou variáveis. O trabalho em grupo tem sempre um carácter transitório, isto é, deve ser empregue e conjugado com os outros métodos de exposição e de trabalho independente.

A finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa, e o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da convivência com as pessoas.

O método de trabalho em grupo utiliza-se para:

Este método contribui para:

O Trabalho em grupos, se for bem planificado e organizado, é capaz de desempenhar as seguintes funções:

Para assegurar uma aprendizagem efectiva dentro dos grupos, é indispensável a boa organização dos mesmos, bem como uma orientação clara sobre as tarefas a serem realizadas e como serão realizadas.

O Guião Prático de Métodos Participativos10 sugere os seguintes passos na organização do trabalho em grupos:

Passos na organização do trabalho em grupos

  1. Explicar a tarefa a todos;
  2. Explicar o material a ser usado durante o trabalho em grupos;
  3. Estabelecer regras básicas de comunicação dentro do grupo (ver abaixo);
  4. Atribuir responsabilidades aos elementos do grupo (Chefe - Líder, porta- voz, secretário, monitor do material, gestor do tempo);
  5. Limitar o tempo da actividade para permitir o cumprimento do horário;
  6. Dividir a turma em grupos;
  7. Atribuir um nome ao grupo – grupo 1 (cada grupo será identificado por um número), ou grupo laranja (cada grupo terá o nome de uma fruta), ou perú (cada grupo com o nome de um animal), etc;
  8. Disponibilizar o material necessário para o trabalho que os alunos irão realizar;
  9. ]Durante o trabalho em grupos o professor circula entre os grupos, verificando se os alunos vão de acordo com os objectivos preconizados, e apoiando se for necessário.

Exemplo de regras para o trabalho em grupos

Formas de trabalho em grupos

A descrição de algumas das variações do trabalho em grupos encontra-se no anexo deste manual, por exemplo: Grupo de Peritos e Mesa Redonda.

O trabalho em grupos, incluindo a apresentação dos resultados do trabalho, pode ser implementado em combinação com outras técnicas participativas, como por exemplo, com o princípio de Pensar – Partilhar – Apresentar, Caminhada na Galeria, Mapa de Conceitos, Caminhar – Falar –Eescrever, cuja descrição se encontra também no apendice.

A constituição dos grupos

Os grupos podem ser constituídos:

O papel do Professor durante o trabalho em grupos

O papel do Professor muda de apresentador de conhecimentos para moderador de processos de aprendizagem11. O Professor planifica e prepara a aula cuidadosamente incluindo os passos da aula, a organização das actividades a serem realizadas e o respectivo material didáctico. Durante as fases de trabalho em grupos, o professor tem a oportunidade de observar alunos individuais ou o grupo todo na progressão da aprendizagem, dando apoio onde for necessário.

O contexto adequado para a implementação de Trabalho em Grupos

O trabalho em grupos é adequado para:

4.4.4 Exemplos do contexto apropriado para o uso das técnicas de ensino participativo e cooperativo na sala de aulas nas diferentes funções didácticas

Voltando à ideia dos passos do processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do construtivismo, podemos correlacionar as técnicas de ensino participativo com os passos de aprendizagem, que ao mesmo tempo estabelecem as funções didácticas das fases da aula:

Quadro 16: Uso de técnicas participativas em diferentes funções didácticas

Passo de aprendizagem de acordo com o construtivismo

Função didáctica das fases da aula

Técnicas participativas e cooperativas adequadas

Motivação e envolvimento

Esta fase inicia o processo de aprendizgem, requer uma actividade, que permite ao aluno estabelecer a ligação entre as experiências de aprendizagem an- teriores e as presentes, descobrir mal entendidos e encorajar os alunos a expressar suas ideias sobre o tema da aula;

Os alunos devem estar mentalmente envolvidos nos conceitos e habilidades a serem explorados.

Introdução e

Motivação

Círculo Duplo

Pensar – Partilhar - Apresentar

Vire e Fale

Mapa de Conceitos

Escritas Rápidas

Tomar uma Posição

Exploração do conteúdo

Esta fase providencia aos alunos oportunidades de explorar o tema da aula, explorando o ambiente, objectos, materiais, conceitos e desenvolver seus conceitos e suas habilidades.

É aconselhável, nesta fase, permitir aos alunos trabalhar de forma cooperativa, para permitir a troca de ideias.

Mediação e Assimilação

Trabalho em grupos (Mesa Redonda, Grupos de Peritos)

Trabalho aos Pares

Caminhar, Falar, Escrever

Explicação

Esta fase focaliza a atenção dos alunos em aspectos encontrados durante a fase de exploração e providencia oportunidades aos alunos, para expressarem suas ideias e seu entendimento;

Esta fase permite ao professor introduzir definições e vocabulário formais para conceitos, habilidades ou comportamento.

Mediação e

Assimilação

Trabalho em grupos

Caminhada na Galeria

Caminhar - Falar -
Escrever

Consolidação

Esta fase desafia e estende o entendimento do aluno em relação ao tema da aula, permitindo mais oportunidades aos alunos para praticar as habilidades e com- portamentos requeridos.

É aconselhável organizar as actividades desta fase de forma cooperativa, para que os alunos possam aprofundar e alargar o seu entendimento e desenvolver as suas habilidades.

Domínio e

Consolidação

Trabalho em grupos (Mesa Redonda, Grupos de Peritos)

Trabalho aos Pares

Caminhar, Falar, Escrever

Avaliação

Nesta fase os alunos são encorajados a avaliarem o seu entendimento e habilidades.

Ao mesmo tempo dá-se oportunidade ao professor para avaliar o progresso dos alunos em relação às competências esperadas.

Controle e Avaliação

Controlo aos Pares

Círculo Duplo

Saiba Mais

Resumo do Tema

Existem quatro métodos de ensino (Expositivo, Trabalho independente, Trabalho em grupo e Elaboração conjunta). A operacionalização dos métodos é feita através de várias técnicas de ensino, tais como: exposição verbal; exemplicação; interrogação; resumo; trabalho em grupo, etc.

A selecção dos métodos e técnicas de ensino requer o seu relacionamento com os conteúdos, objectivos, tempo e o nível dos alunos em causa.

Reflexão Final 17

  1. No caso de um professor que tenha a responsabilidade de ensinar “ a divisão de sílabas”, indique as actividades que esse professor teria de realizar, em caso de se centrar num ensino participativo.
  2. Num quadro, indique algumas das técnicas de ensino participativo a que o professor poderia recorrer nessa sua responsabilidade. E, para cada uma das técnicas, descreva como ela seria mesmo utilizada, conforme a tabela seguinte:
Técnica de ensino participativo a usar Procedimentos de uso para a responsabilidade de ensino em alusão

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