Consiste em distribuir temas de estudo igual ou diferente a grupos fixos ou variáveis. O trabalho em grupo tem sempre um carácter transitório, isto é, deve ser empregue e conjugado com os outros métodos de exposição e de trabalho independente.
A finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa, e o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da convivência com as pessoas.
O método de trabalho em grupo utiliza-se para:
Este método contribui para:
O Trabalho em grupos, se for bem planificado e organizado, é capaz de desempenhar as seguintes funções:
O trabalho em grupos permite aos alunos a:
O número reduzido dos alunos num grupo pequeno dá mais acesso ao material disponível e aumenta as oportunidades desses alunos praticarem várias habilidades, como por exemplo:
A resolução conjunta de um problema ou de uma tarefa requer que os alunos pratiquem a:
Para assegurar uma aprendizagem efectiva dentro dos grupos, é indispensável a boa organização dos mesmos, bem como uma orientação clara sobre as tarefas a serem realizadas e como serão realizadas.
O Guião Prático de Métodos Participativos10 sugere os seguintes passos na organização do trabalho em grupos: Passos na organização do trabalho em grupos Exemplo de regras para o trabalho em grupos A descrição de algumas das variações do trabalho em grupos encontra-se no anexo deste manual, por exemplo: Grupo de Peritos e Mesa Redonda. O trabalho em grupos, incluindo a apresentação dos resultados do trabalho, pode ser implementado em combinação com outras técnicas participativas, como por exemplo, com o princípio de Pensar – Partilhar – Apresentar, Caminhada na Galeria, Mapa de Conceitos, Caminhar – Falar –Eescrever, cuja descrição se encontra também no apendice. Os grupos podem ser constituídos: O papel do Professor muda de apresentador de conhecimentos para moderador de processos de aprendizagem11. O Professor planifica e prepara a aula cuidadosamente incluindo os passos da aula, a organização das actividades a serem realizadas e o respectivo material didáctico. Durante as fases de trabalho em grupos, o professor tem a oportunidade de observar alunos individuais ou o grupo todo na progressão da aprendizagem, dando apoio onde for necessário. O trabalho em grupos é adequado para: Voltando à ideia dos passos do processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do construtivismo, podemos correlacionar as técnicas de ensino participativo com os passos de aprendizagem, que ao mesmo tempo estabelecem as funções didácticas das fases da aula: Quadro 16: Uso de técnicas participativas em diferentes funções didácticas Passo de aprendizagem de acordo com o construtivismo Função didáctica das fases da aula Técnicas participativas e cooperativas adequadas Motivação e envolvimento Esta fase inicia o processo de aprendizgem, requer uma actividade, que permite ao aluno estabelecer a ligação entre as experiências de aprendizagem an- teriores e as presentes, descobrir mal entendidos e encorajar os alunos a expressar suas ideias sobre o tema da aula; Os alunos devem estar mentalmente envolvidos nos conceitos e habilidades a serem explorados. Introdução e Motivação Círculo Duplo Pensar – Partilhar - Apresentar Vire e Fale Mapa de Conceitos Escritas Rápidas Tomar uma Posição Exploração do conteúdo Esta fase providencia aos alunos oportunidades de explorar o tema da aula, explorando o ambiente, objectos, materiais, conceitos e desenvolver seus conceitos e suas habilidades. É aconselhável, nesta fase, permitir aos alunos trabalhar de forma cooperativa, para permitir a troca de ideias. Mediação e Assimilação Trabalho em grupos (Mesa Redonda, Grupos de Peritos) Trabalho aos Pares Caminhar, Falar, Escrever Explicação Esta fase focaliza a atenção dos alunos em aspectos encontrados durante a fase de exploração e providencia oportunidades aos alunos, para expressarem suas ideias e seu entendimento; Esta fase permite ao professor introduzir definições e vocabulário formais para conceitos, habilidades ou comportamento. Mediação e Assimilação Trabalho em grupos Caminhada na Galeria Caminhar - Falar -
Consolidação Esta fase desafia e estende o entendimento do aluno em relação ao tema da aula, permitindo mais oportunidades aos alunos para praticar as habilidades e com- portamentos requeridos. É aconselhável organizar as actividades desta fase de forma cooperativa, para que os alunos possam aprofundar e alargar o seu entendimento e desenvolver as suas habilidades. Domínio e Consolidação Trabalho em grupos (Mesa Redonda, Grupos de Peritos) Trabalho aos Pares Caminhar, Falar, Escrever Avaliação Nesta fase os alunos são encorajados a avaliarem o seu entendimento e habilidades. Ao mesmo tempo dá-se oportunidade ao professor para avaliar o progresso dos alunos em relação às competências esperadas. Controle e Avaliação Controlo aos Pares Círculo Duplo Aprofunde seus conhecimentos Existem quatro métodos de ensino (Expositivo, Trabalho independente,
Trabalho em grupo e Elaboração conjunta). A operacionalização dos métodos
é feita através de várias técnicas de ensino, tais como: exposição verbal;
exemplicação; interrogação; resumo; trabalho em grupo, etc.
A selecção dos métodos e técnicas de ensino requer o seu relacionamento
com os conteúdos, objectivos, tempo e o nível dos alunos em causa.
Formas de trabalho em grupos
A constituição dos grupos
O papel do Professor durante o trabalho em grupos
O contexto adequado para a implementação de Trabalho em Grupos
4.4.4 Exemplos do contexto apropriado para o uso das técnicas de ensino participativo e cooperativo na sala de aulas nas diferentes funções didácticas
Escrever
Saiba Mais
Resumo do Tema
Reflexão Final 17
Técnica de ensino participativo a usar
Procedimentos de uso para a responsabilidade
de ensino em alusão
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