Módulo 4 | Estratégias Metodológicas na Aprendizagem

Aula 4.4Métodos e Técnicas de ensino-aprendizagem

Observe atentamente as figuras abaixo

Figura 9: Formas de organizar as situações de aprendizagem

Reflexão Inicial 16

Depois de observar individualmente as figuras, dê o seu parecer sobre as diversas dinâmicas das mesmas e compare–as com as formas de como aprendeu: i)no ensino primário ii) no ensino secundário.

NB: Partilhe as suas ideias com os colegas, usando a técnica “Pensar-Partilhar- Apresentar”

Depois de observadas e comparadas as imagens acima, nota que existem diversas formas de organizar as situações de aprender. Dependendo da criatividade do professor, dos objectivos a alcançar, dos conteúdos e das características do aluno, podemos desconstruir a ideia tradicional de que o aluno aprende sentado, a escutar as ideias do professor.

O método de ensino é o conjunto de procedimentos e formas que o professor usa para levar o aluno a elaborar conhecimentos, adquirir experiências ou habilidades e a incorporar atitudes e ideias durante a sua aprendizagem.

As técnicas de ensino são recursos auxiliares e a maneira de utilizá-los para a efectivação da aprendizagem pelo aluno. É um recurso didáctico de que o professor se serve para efectivar o momento ou parte do método, na realização da aprendizagem. A técnica representa a maneira de se efectivar um propósito bem definido do ensino.

As técnicas de ensino referem-se mais directamente às formas de apresentação da matéria, ou melhor, de apresentação de estímulos aos quais os alunos devem reagir para processarem a aprendizagem. As técnicas de ensino são, pois, formas de orientação imediata da aprendizagem.

4.4.1 Diferença entre método e técnica de ensino-aprendizagem

O método é mais amplo que a técnica. A técnica é mais ligada às formas, estratégias e tácticas de apresentação imediata da matéria.

O método de ensino é o conjunto de momentos e técnicas logicamente coordenados, tendo em vista dirigir a aprendizagem do educando para determinados objectivos. O método indica o modo de agir para alcançar um objectivo.

O método de ensino deve conduzir o aluno à auto-educação, à autonomia, à emancipação para com o professor, isto é, deve levá-lo a andar com as suas próprias pernas, usando a sua própria cabeça. Deve ir ao estudo dirigido, passar pelo estudo supervisionado, até chegar ao estudo livre. O método de ensino, concretiza-se através das técnicas de ensino.

Todo o método ou técnica deve efectivar-se através da actividade do aluno, fazendo com que este, de modo geral, seja agente da sua própria aprendizagem e não um mero receptor de dados e normas elaborados pelo professor.

Um método de ensino, para alcançar seus objectivos, precisa de uma série de técnicas. Assim, todo o método ou técnica de ensino, de um modo geral, deve conduzir o educando a observar, experimentar, analisar, criticar, pesquisar, julgar, concluir, correlacionar, diferenciar, sintetizar, reflectir; enfim, deve conduzir a actividade do aluno para a aprendizagem.

Quadro 15: Visão geral sobre os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem

Forma de classificação

Tipos de métodos de ensino-aprendizagem

Técnicas de implementação dos métodos de ensino-aprendizagem

Quanto à relação professor-aluno

Expositivo/explicativo

Exposição verbal, ilustração e demonstração

Trabalho independente

Interrogação, inquérito e resumo

Elaboração conjunta

Debate, Plenária, Discussão, Grupo de Peritos, Mesa Redonda, Cadeia de Falar, Trabalho aos Pares, Círculo Duplo, Tomar uma Posição, Parque de Estacionamento, Aquário, Pensar-Partilhar-Apresentar, etc (Vide apendice 1)

Trabalho em grupo

Com este leque de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem, o trabalho metodológico do professor deve ser o de usaras potencialidades didácticas de cada um destes métodos de ensino-aprendizagem, tendo em conta as suas características. Ainda, na implementação dos métodos de ensino-aprendizagem acima expostos, o professor pode usar uma perspectiva indutiva ou dedutiva., Importa referir que uma maior riqueza pedagógica na actividade do professor se consegue, quando este faz, na medida do possível, uma combinação dos métodos e técnicas de ensino-aprendizagem.

A. Quanto à abordagem dos conteúdos

Abordagem indutiva

Esta abordagem consiste em orientar a aprendizagem, partindo dos casos particulares da experiência sensorial para chegar a conclusões gerais. De acordo com os princípios da indução, a aprendizagem começa com a observação do mundo real, como forma de ter bases seguras sobre as quais o conhecimento pode ser construído.

Esta abordagem é mais usadoa nas Ciências Naturais ou Experimentais, pois garante a observação dos factos e fenómenos.

Abordagem dedutiva

A abordagem dedutiva transforma enunciados complexos em particulares, isto é, a partir de proposições gerais, chega a particulares.

Esta abordagem é mais usadoa nas ciências formais, aquelas que se preocupam com os sistemas formais como a Lógica e ideias teóricas que levam à outras ideias teóricas, através do precesso de pensamento.

No Ensino Primário, as nduas abordagens são usadas em simultâneo, como forma de associar as sensações visuais (observação) e os processos de desenvolvimento do pensamento, uma vez que a maior parte dos alunos deste subsistema ainda não desenvolveu, suficientemente, a capacidade de “navegar” no mundo das ideias.

Exemplo: Na 1a classe, a operação 2+2=4 parte de certos objectos conhecidos e reais. Pela indução, a criança conclui, independentemente de se variarem os objectos. Se a quantidade for a mesma, o resultado também será o mesmo. Da mesma forma, a partir do número 4, pode chegar às suas parcelas.

B. Métodos quanto à relação professor-aluno

B.1: Método expositivo/explicativo

Neste método os conhecimentos, as habilidades e as tarefas são apresentados, explicadas ou demonstradas pelo professor. A actividade dos alunos é receptiva, embora não necessariamente passiva. É um método bastante usado nas nossas escolas, apesar das críticas que lhe são feitas, principalmente por não levar em conta o princípio da actividade do aluno. Entretanto, se for superada esta limitação, é um importante meio de obter conhecimentos.

A exposição lógica da matéria é um procedimento necessário, desde que o professor consiga mobilizar a actividade interna do aluno de concentrar-se e de pensar, e a combine com outros procedimentos, como o trabalho independente, a conversa e o trabalho em grupo.

No método expositivo, é notória a acção dominante e preponderante do professor, em detrimento dos alunos e, se este procedimento for mal aplicado, incorre em grande perigo, visto que as potencialidades cognitivas e afectivas dos alunos ficam, até certo ponto, atrofiadas, pois este (aluno) limita-se a ser mero expectador do centro do PEA (o professor), que negligencia o contributo dos alunos para a operacionalização da aula. Entretanto, a grande potencialidade deste método reside no facto de ser o mecanismo mais recomendado para a introdução de um conteúdo novo, principalmente quando se trata de um assunto desconhecido pelos alunos.

Para a aplicação do método expositivo/explicativo, usam-se as seguintes técnicas:

B.2: Método de trabalho independente

O trabalho independente, como método de ensino, consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador. Este método pressupõe determinados conhecimentos, a compreensão da tarefa e do seu objectivo, de modo que os alunos possam aplicar os conhecimentos e habilidades, sem orientação directa do professor. O aspecto mais importante do método de trabalho independente é a actividade mental dos alunos.

Ao contrário do método expositivo, no método de trabalho independente é notória a acção preponderante e dominante do aluno, individualmente. Aqui, o professor funciona como um facilitador, como moderador, orientador da aprendizagem, fundamentalmente para que o aluno não se disperse, ou não se perca naquilo que são os objectivos preconizados para o conteúdo que estiver a ser ministrado.

Em termos práticos, para a aplicação do método de trabalho independente, são usadas as seguintes técnicas:

B.3: Método de elaboração conjunta

A elaboração conjunta é uma interacção activa entre o professor-aluno e aluno – aluno, visando a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação e consolidação de conhecimentos e convicções já adquiridos. Este método preconiza a reciprocidade de actividades entre o professor e o aluno. O nível de participação e contribuição de ambos é, em certa medida, equiblibrado. É por esse facto que, na base deste método, está-se diante do que se designa de ensino participativo.

O método de elaboração conjunta pressupõe um conjunto de condições prévias, nomeadamente, a incorporação, pelos alunos, dos objectivos a atingir e o domínio dos conhecimentos básicos que, mesmo não estando sistematizados, são um ponto de partida para o trabalho de elaboração conjunta.

O carácter didáctico-pedagógico da elaboração conjunta está no facto de que tem como referência um tema de estudo determinado, pressupondo-se que os alunos estejam aptos para conversar sobre ele.

As potencialidades do método de elaboração conjunta são várias, uma vez que a conversa tem um grande valor didáctico, pois desenvolve nos alunos as habilidades de expressar opiniões fundamentais, verbalizar a sua própria experiência, discutir, argumentar e refutar as opiniões dos outros, aprender a escutar, contar factos, interpretar, etc., para além de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos.

Embora seja um método vantajoso, é importante chamar atenção aos seguintes aspectos: o aluno deve estar familiarizado com o tema a ser tratado, pois, de contrário, corre o risco dele (aluno) não colaborar na aula; leva muito tempo e o professor pode ser desviado do tema por alunos super activos.

Para a aplicação do método de elaboração conjunta usam-se várias técnicas do ensino participativo, tais como: Debate, Plenária, Discussão, Grupo de Peritos, Mesa Redonda, Cadeia de Falar, Trabalho aos Pares, Círculo Duplo, Tomar uma Posição, Parque de Estacionamento, Aquário, entre outras (vide apêndice1).

Assista à Videoaula