Módulo 6 | Avaliação do Processo de Aprendizagem

Aula 6.1Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem

A avaliação é uma componente muito importante do processo de ensino- aprendizagem. Ela fornece dados e informações que permitem ao professor acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e também rever as metodologias de ensino usadas na sala de aulas. O bom professor avalia a aprendizagem do aluno e também a sua prática como professor, sempre no sentido de procurar obter melhores resultados. Com este capítulo, o formando deve compreender a importância do processo da avaliação na dinâmica do ensino- aprendizagem, na expectativa de que aprenda a usar a avaliação como meio de promoção da qualidade de aprendizagem dos alunos e não como mero instrumento de verificação de erros e punições. A avaliação ultrapassa a atribuição de notas aos alunos. Com este capítilo, o formando poderá descrever os tipos de avaliação no PEA, os instrumentos e níveis de avaliação. Nesse sentido, com a discussão sobre a grelha de avaliação, o formando deve estar em altura de elaborar actividades de avaliação que sejam mais participativas e apresentem resultados positivos diante dos objectivos de aprendizagem propostos na sua planificação de ensino.

Reflexão Inicial 25

A professora “Joana” lecciona a Disciplina de Português na 6ª classe. Ela elabora perguntas faltando alguns minutos para o início de uma avaliação e, logicamente, não chega a fazer a análise da mesma. E, não bastando, após a realização, só faz a entrega da avaliação duas semanas depois.

A professora “Angelina” também lecciona a mesma disciplina, à mesma classe, na mesma escola, todavia, ela elabora a tempo a sua avaliação e entrega ao sector pedagógico para a análise e, após a sua realização, ela, por sua vez, faz o mesmo e, de seguida, ajuda os seus alunos onde eles apresentam dificuladades.

Com o seu colega, discutam sobre:

  1. Qual das duas professoras faz a aplicação correcta da avaliação ?
  2. Utilizando a técnica “Circulo duplo”, apresentem a vossa posição à turma, explicando as razões da escolha.

Depois da discussão com o seu colega, achamos que tenha percebido que a avaliação deve seguir algumas técnicas e procedimentos para a sua aplicação e, sobretudo, servir mais como elemento de apoio ao professor e aos alunos para a melhoria progressiva da sua aprendizagem. Ela deve servir como um “guia orientador” das actividades dos alunos e dos professores rumo à melhoria da qualidade de educação.

A avaliação é uma componente do processo de ensino-aprendizagem que visa, através da verificação e qualificação dos objectivos propostos, medira melhoria progressiva da aprendizagem dos alunos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às actividades didácticas seguintes.

A avaliação é um processo que examina o grau de adequação entre um conjunto de informações e um conjunto de critérios adequados aos objectivos fixados, com vista a uma tomada de decisão. É importante, nesta etapa, definir bem os objectivos, as situações e as variáveis tidas em conta porque são pertinentes para a decisão a tomar.

O processo de avaliação assume cinco etapas sucessivas que consistem em:

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Assista à Videoaula