Módulo 6 | Avaliação do Processo de Aprendizagem

Aula 6.2Tipos e funções da avaliação

Existem três tipos de avaliação e as respectivas funções que são:

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica é realizada no início do curso, do ano lectivo, do semestre ou trimestre, da unidade ou de um novo tema e tem a função de verificar o conhecimento prévio. O objectivo desta avaliação é identificar alunos com padrão aceitável de conhecimentos; constatar as deficiências em termos de pré-requisitos e particularidades.

Esquema nº 3: Função diagnóstica

Avaliação formativa

A avaliação formativa é realizada durante todo o processo de aprendizagem, ou seja, é permanente e contínua, por exemplo através da correção dos trabalhos de casa, de perguntas (orais ou escritas) durante a aula. Tem a função reguladora ou controladora. Este tipo de avaliação permite verificar se os objectivos estão ou não a ser atingidos pelos alunos; identificar obstáculos que estejam a comprometer a aprendizagem e localizar a deficiência e/ou dificuldades na aprendizagem para traçar novas estratégias de apoio.

Esquema n° 4: Funções da avaliação formativa (função controladora)

(Fonte: Piletti 2006)

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa é geralmente realizada no final de uma unidade temática ou de um período lectivo (ano, semestre, trimestre). Tem a função classificatória (classificação final). Com este tipo de avaliação pretende-se somente classificar o aluno, de acordo com níveis de aproveitamento, tendo em vista a sua progressão de uma classe para outra, ou de um ciclo para o outro, por exemplo: o exame.

Para uma informação mais sistematizada dos 3 tipos ou modalidades de avaliação abordadas nesta lição, apresentamos abaixo um quadro síntese:

Tipo de avaliação

FUNÇÂO

PROPÓSITO
(para que usar)

EPOCA
(quando aplicar)

Diagnóstica

Diagnosticar

Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagem, tentando identificar
suas causas.

Início do ano ou semestre lectivos ou no início de uma unidade de ensino.

Formativa

Controlar

Constatar se os objectivos foram alcançados. Fornecer dados para aprefeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Durante o ano lectivo, isto é, ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Sumativa

Classificar

Classificar os resultados de apredizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.

Ao fim de um ano ou semestre lectivos, ou ao fim de uma unidade de ensino.

Quadro 20: Síntese sobre as funções dos três tipos de avaliação [Fonte: https://www.google.co.mz/search]

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