Existem três tipos de avaliação e as respectivas funções que são:
A avaliação diagnóstica é realizada no início do curso, do ano lectivo, do semestre ou trimestre, da unidade ou de um novo tema e tem a função de verificar o conhecimento prévio. O objectivo desta avaliação é identificar alunos com padrão aceitável de conhecimentos; constatar as deficiências em termos de pré-requisitos e particularidades.
Esquema nº 3: Função diagnóstica
A avaliação formativa é realizada durante todo o processo de aprendizagem, ou seja, é permanente e contínua, por exemplo através da correção dos trabalhos de casa, de perguntas (orais ou escritas) durante a aula. Tem a função reguladora ou controladora. Este tipo de avaliação permite verificar se os objectivos estão ou não a ser atingidos pelos alunos; identificar obstáculos que estejam a comprometer a aprendizagem e localizar a deficiência e/ou dificuldades na aprendizagem para traçar novas estratégias de apoio.
Esquema n° 4: Funções da avaliação formativa (função controladora)
(Fonte: Piletti 2006)
A avaliação sumativa é geralmente realizada no final de uma unidade temática ou de um período lectivo (ano, semestre, trimestre). Tem a função classificatória (classificação final). Com este tipo de avaliação pretende-se somente classificar o aluno, de acordo com níveis de aproveitamento, tendo em vista a sua progressão de uma classe para outra, ou de um ciclo para o outro, por exemplo: o exame.
Para uma informação mais sistematizada dos 3 tipos ou modalidades de avaliação abordadas nesta lição, apresentamos abaixo um quadro síntese:
Tipo de avaliação |
FUNÇÂO |
PROPÓSITO |
EPOCA |
Diagnóstica |
Diagnosticar |
Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagem, tentando identificar |
Início do ano ou semestre lectivos ou no início de uma unidade de ensino. |
Formativa |
Controlar |
Constatar se os objectivos foram alcançados. Fornecer dados para aprefeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. |
Durante o ano lectivo, isto é, ao longo do processo de ensino e aprendizagem. |
Sumativa |
Classificar |
Classificar os resultados de apredizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos. |
Ao fim de um ano ou semestre lectivos, ou ao fim de uma unidade de ensino. |
Quadro 20: Síntese sobre as funções dos três tipos de avaliação [Fonte: https://www.google.co.mz/search]
Aprofunde seus conhecimentos