Módulo 6 | Avaliação do Processo de Aprendizagem

Aula 6.3Instrumentos e técnicas de avaliação

Para que uma avaliação possa desempenhar as funções que a educação moderna exige, é necessário o uso combinado de várias técnicas e instrumentos. Não medimos a aprendizagem, mas sim alguns comportamentos que nos permitem aferir se houve ou não aprendizagem. Quando o professor verifica o rendimento escolar dos alunos, está avaliando comportamentos que lhe permitem deduzir o que o aluno aprendeu.

Em geral, os instrumentos e técnicas de avaliação são classificados de acordo com a forma de recolha de dados. Eles podem ser de aplicação de:

Tipos de provas

Quanto aos tipos, as provas podem ser: provas subjectivas e provas objectivas.

As provas subjectivas subdividem-se em: perguntas de aplicação; dissertação e síntese.

Quadro 21: Tipos de prova

Escolha de uma resposta Verdadeiro– Falso Utilizadas quando se pretende avaliar um grande número de conhecimentos a nível elementar.
Múltipla escolha O aluno escolhe apenas uma que complete a afirmação e permite avaliar objectivos de variáveis níveis de complexidade.
Resposta curta São feitas de forma breve e sem ambiguidade. Avaliam apenas objectivos situados nos níveis mais baixos das taxonomias dos objectivos - conhecimento e memorização.
Associação/ combinação/ correspondência Apresenta um conjunto de elementos em duas colunas paralelas tendo relação entre si, mas em número desigual.
Evolução de uma resposta Completar lacunas Compostas por frases incompletas, deixando um espaço para ser preenchido com uma só resposta certa.
Identificação São aquelas em que se pede aos alunos para identificarem, por exemplo, partes de um corpo.
Ordenação de elementos Ordenação Consiste na apresentação de uma série de dados, fora de ordem, para o aluno ordená-los com sequência correcta.
Montagem Consiste em montar peças que formem um todo.

A selecção de instrumentos e técnicas de avaliação depende da natureza da área de estudo ou da unidade curricular, dos objectivos visados (informações, habilidades, atitudes, aplicação de conhecimentos, entre outros), das condições de tempo do professor e do número de alunos.

Os instrumentos e técnicas selecionados para avaliar devem também estar adequados aos métodos e estratégias usados na aprendizagem.

Aspectos éticos da avaliação

Desde a concepção até à análise da avaliação do Processo de Ensino -Aprendizagem, o professor deve ter uma boa conduta das suas acções. Na primeira unidade foram tratados alguns aspectos éticos do professor, com base no Código de Conduta e outros documentos normativos. A actividade do professor em relação à avaliação do Processo de Ensino - Aprendizagem pressupõe que este observe os seguintes aspectos éticos, para além dos já tratados:

Saiba Mais

Aprofunde seus conhecimentos

Resumo do Tema

O processo de avaliação da aprendizagem requer o uso correcto dos tipos, dos instrumentos e técnicas da avaliação para que esta se torne um meio e não um fim em si. Existem 3 tipos de avaliação: a diagnóstica, que visa fazer uma análise de conhecimentos e aptidões que o aluno deve possuir num dado momento, para que se possa iniciar novas aprendizagens; a formativa que, acompanhando o processo de ensino-aprendizagem durante uma unidade de aprendizagem, procura determinar a posição do aluno ao longo desse processo, identificando as suas dificuldades e propondo-lhe soluções e, a avaliação sumativa, também chamada classificatória, que faz o juízo do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem.

A selecção de instrumentos e técnicas de avaliação depende dos objectivos a serem alcançados.

Reflexão Final 25

  1. Escolha um conteúdo do programa de ensino de uma disciplina do ensino primário 3 perguntas (um questionário) que levem a uma avaliação diagnóstica.
  2. Faça uma comparação entre os 3 tipos de avaliação observando os seguintes aspectos: seu objectivo, os momentos da sua aplicação e a sua função.
  3. Utilize os resultados da sua reflexão em 1 e 2 para discutir com os colegas da turma usando a técnica “Mesa Redonda”.

Assista à Videoaula