Módulo 6 | Avaliação do Processo de Aprendizagem

Aula 6.4Níveis da avaliação

Reflexão Inicial 26

  1. Faça uma análise bibliográfica sobre a Taxanomia de Bloom e de outros autores, quanto à definição de objectivos educacionais. Em seguida, reporte ao seu par sobre os níveis de exigência/desempenho nos domínios cognitivo, afectivo e psicomotor.
  2. Use a técnica de “grupo de peritos” para apresentar os resultados da sua análise bibliográfica feita anteriormente.

A avaliação aos alunos representa, em certa médida, uma certa exigência quanto ao nível de desenvolvimento das competências dos alunos. Pelo que, tendo em conta os domínios de desenvolvimento humano e, especificamente, as taxonomias de objectivos educacionais, sabe-se que a aprendizagem ocorre simultânea e interactivamente em, pelo menos, três domínios educacionais, nomeadamente: o cognitivo, o psicomotor e o afectivo. Assim sendo, cada domínio apresenta níveis de aprendizagem que vão do mais simples ao mais complexo.

O domínio cognitivo consiste nos processos como memória, interpretação e pensamento crítico, e apresenta os seguintes níveis:

Conhecimento As perguntas requerem que os alunos reproduzam, com exactidão uma informação que lhes é dada, com por exemplo: uma data, um relato, um procedimento.
Compreensão Requer a modificação de um dado ou informação original, em que aluno deve ser capaz de usar uma informação original para ampliá-la, reduzí-la ou representá-la de outra forma.
Aplicação Reúne processos dos quais o aluno transporta uma informação genérica para uma nova situação.
Análise Caracteriza-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.
Síntese Representa os processos nos quais o aluno cria, integra e combina ideias num produto novo para ele, ou seja, une os elementos e forma um todo.
Avaliação Representa os processos cognitivos mais complexos que consistem em o aluno apreciar, avaliar ou criticar, com base em padrões e critérios específicos.

Tabela 23: Níveis de exigência/desempenho do domínio cognitivo

O domínio psicomotor refere-se aos movimentos amplos ou restritos, e tem os seguintes níveis, com dificuldades crescentes:

Imitação O aluno observa uma acção e de seguida esboça a imitação ao nível do sistema muscular, guiado por um impulso para imitar.
Manipulação Pressupõe que o aluno realize uma acção, de acordo com as instruções, em que demonstra habilidades para manipular.
Precisão Requer que o aluno procure convencer a outras pessoas sobre a importância do valor.
Articulação Implica que o aluno coordene uma série de acções pelo estabelecimento de uma sequência apropriada. Ela inclui a naturalização, que consiste em o aluno demonstrar a aquisição de competências psicomotoras que não possuia antes.

Quadro 24: Níveis de exigência do domínio psicomotor

O domínio afectivo refere-se às percepções, crenças, emoções e valores, copreendendo os seguintes níveis:

Recepção O aluno apercebe-se da existência de um dado valor apresentado numa instrução.
Resposta Presume alguma acção pelo aluno, em referência a um valor relacionado à instrução que poderá ser uma simples obediência a determinações explícitas.
Valorização Requer que o aluno reproduza um acto exercido com um grau superior de exactidão e eficiência.
Organização É a reinterpretação pelo aluno, de valores comunicados na instrução, à luz de outos valores, e a caracterização, em que o aluno incorpora os valores como um símbolo.

Quadro 25: Níveis de exigência do domínio afectivo

Resumo do Tema

Os níveis de aprendizagem partem do simples para o complexo e estão integrados em diferentes domínios educacionais (de aprendizagem), nomedamente : o domínio cognitivo, que tem objectivos vinculados à memória e ao desenvolvimento de capacidades e habilidades intelectuais, compreendendo, por sua vez, os seguintes níveis de conhecimento: compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. O domínio psicomotor tem objectivos vinculados às áreas de habilidades motoras, com os seguintes níveis: imitação, manipulação, precisão e articulação e o domínio afectivo, que descreve mudanças de interesses e valores e o desenvolvimento de apreciação e ajustamento adequado, subdividindo-se em recepção, resposta, valorização, organização e caracterização.

E tendo em conta estes domínios e níveis de desenvolvimento, a avaliação da aprendizagem deve adequar-se aos mesmos, procurando, na medida do possível, abrangê-los na sua totalidade, em conformidade com os níveis de exigência a colocar aos alunos quanto à aprendizagem requerida.

Reflexão Final 26

  1. Com base num tema à sua escolha, elabore uma pergunta para cada nível do domínio cognitivo de aprendizagem.
  2. Dê exemplos de como podemos avaliar usando os níveis do domínio psicomotor de aprendizagem.

Assista à Videoaula