Módulo 6 | Avaliação do Processo de Aprendizagem

Aula 6.5Passos e grelha para a elaboração de uma prova (teste)

Reflexão Inicial 27

O professor “Geraldo” necessita de elaborar uma prova para servir como instrumento de avaliação para os seus alunos. Discuta com o seu colega, os passos que o professor “Geraldo” deve seguir para elaborar a prova em causa.

Os alunos aprendem conteúdos diferentes, influenciados pelos planos de ensino (que precisam de ser integralmente cumpridos e avaliados); pelo próprio interesse do professor e pelos interesses e escolhas dos alunos.

Os objectivos de cada unidade temática contemplam actividades, mas nem todas podem ser representadas na avaliação. Assim, há que tomar decisões quanto à importância a atribuir a determinados tópicos, aos diferentes níveis de processos cognitivos do aluno e ao número de questões que devem ser feitas sobre cada tópico.

Deste modo, se o professor tiver decidido que conteúdos e processos a incluir na avaliação e quantas questões serão feitas, o passo seguinte é decidir sobre o formato da avaliação e o tipo de itens que deve utilizar, ou seja, o número de perguntas discursivas e objectivas e o tipo de itens que a avaliação vai conter.

Ao elaborar as questões da avaliação devem observar-se os seguintes passos fundamentais:

  1. seleccionar os conteúdos para avaliar o que foi ensinado ;
  2. construir uma matriz da avaliação para assegurar o equilíbrio entre os conteúdos e objectivos ;
  3. seleccionar tipos de perguntas para diversificar os modos de perguntar e ter em conta os diferentes níveis cognitivos ;
  4. verificar se as perguntas:
    • são claras (não podem suscitar dúvidas sobre a informação que se quer obter);
    • significativas (perguntar somente o que é relevante);
    • cognitivamente diferenciadas (devem ser elaboradas para diferentes níveis cognitivos);
    • representativas (devem submeter-se integralmente aos assuntos trabalhados) e
    • não encadeadas entre si (não devem depender da resposta dada à pergunta anterior).

Um aspecto na elaboração das questões de avaliação é a produção de uma grelha de avaliação. As grelhas de avaliação permitem ao professor realizar uma avaliação baseada em critérios, indicadores, técnicas e instrumentos de avaliação que lhe irão permitir colectar, analisar e sintetizar, de forma mais objectiva possível, as manifestações dos alunos, produzindo uma ideia ou configuração daquilo que foi, de facto, aprendido.

Não existe um modelo fixo de grelha, podendo esta variar de acordo com o contexto. Mas para efeitos ilustrativos, abaixo apresenta-se o exemplo de um modelo de grelha de avaliação (de elaboração da prova):

Grelha de elaboração da Prova

Nr.

Nìvel

Objectivo

Pergunta

Resposta
possivel

Cotação
Parcial

Cotação
Total

Observações

1

Conhecimento

Nomear

Quais são as propriedades

da água?

Inodora

Incolor

Insipida

0,5

1,5

Quadro 25: Grelha de elaboração de provas

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Resumo do Tema

Na elaboração de um instrumento de avaliação é fundamental que se observem passos, de modo sequencial, sob o risco de não se obterem resultdos fidedignos. Para tal, é preciso determinar o que vai ser avaliado; estabelecer os critérios, indicadores e condições para a avaliação; seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação.

Desse modo, permite-se: colectar, analisar e sintetizar, de forma mais objectiva possível, as manifestações dos alunos. Se os resultados da avaliação correspondem ao padrão estabelecido, promove-se o aluno para as aprendizagens subsequentes, mas caso contário, é necessário reorientar a actividade pedagógica para a superação de eventuais dificuldades de aprendizagem, de modo a garantir-se o progresso de aprendizagem na totalidade dos alunos.

Reflexão Final 27

  1. Ajude o professor “Jacob”, que pretende elaborar uma prova, a estabelecer os passos a seguir para o desenho de instrumento de avaliação.
  2. Com base num tema à sua escolha, elabore uma prova usando a grelha de avaliação prosposta pelo professor “Jacob”.
  3. Com os resultados de reflexão nos pontos 1 e 2, use a técnica “Pensar-Partilhar-Apresentar” para discutí-los com os colegas da turma.

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