Formação de Professores do Ensino Primário

Introdução

Caros formadores e formandos

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano coloca nas vossas mãos o Manual de Língua Portuguesa para a Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos.

Este é um instrumento de trabalho que irá orientar as actividades diárias de formação dos professores e educadores de adultos. Resulta de um trabalho de cooperação entre os Governos de Moçambique e do Canadá, representados pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), pela Organização Canadiana para o Desenvolvimento através da Educação (CODE) e pela Associação Progresso, como parceiros de implementação.

A abordagem metodológica do ensino de diferentes temas constantes deste manual privilegia um ensino centrado no aluno, que constitui alicerce para a aprendizagem efectiva.

Os usuários deste material devem assumi-lo como uma sugestão, devendo, portanto, com proactividade explorar outros materiais didácticos, de acordo com o contexto e com base na sua experiência.

O manual trata de conteúdos do ensino primário, procurando, por isso, garantir uma correlação entre a formação de professores do ensino primário e as exigências do seu desempenho na prática pedagógica, através da correcta interpretação e implementação dos programas de ensino.

Trata-se de um manual elaborado num contexto multidisciplinar que abrange competências profissionais de docência, a formação da cidadania planetária, a moçambicanidade, a interculturalidade, o respeito pela diversidade e pela equidade do género e outros valores que contribuam para que o professor assuma uma postura exemplar na sociedade

A utilização correcta deste manual contribuirá para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem. Portanto, apelamos para que todos os intervenientes na área de formação de professores e educadores de adultos usem o material como instrumento de garantia da qualidade de formação dos professores e educadores de adultos para o sistema educativo moçambicano.