Instituto de Educação Aberta e a Distância – IEDA, é uma instituição pública criada por Decreto 58/2016 de 12 de Outubro, dotada de autonomia técnica e administrativa, tutelada para área de Educação pelo Ministro da Educação e para área financeira pelo Ministro de Economia e Finanças. Foi criado depois da extinção Instituto de Aperfeiçoamento de Professores (IAP) com o Departamento de Educação à Distância (DED); unidades orgânicas outrora adstritas ao Ministério da Educação (1996-2004).
Presentemente, o IEDA oferece um curso formação de professores Primários em exercício e um Programa do Ensino Secundário à Distância com recurso ao material impresso baseado no papel para a formação de professor e o primeiro ciclo do Ensino Secundário e para o Segundo ciclo do Ensino Secundário é oferecido via Plataforma virtual MOODLE.
Possui uma capacidade técnica para produção, testagem e validação de materiais auto-instrucionais para capacitar os vários intervenientes no processo de implementação, tanto no Curso como no Programa, a nível nacional.
O IEDA tem a sua sede na Estrada Nacional Nº 1, bairro de Cumbeza, distrito de Marracuene, Província de Maputo.
Missão
Proporcionar a formação à distância de professor em exercício e ao cidadão não cobertos pelo sistema de ensino presencial, comprometendo-se com a equidade de género, justiça social, inclusão social, inovação tecnológica, gerando, sistematizando e difundido o conhecimento.
Visão
Ser uma instituição de reconhecido mérito, em ensino à distância de qualidade e de pesquisa de novas metodologias de ensino não presencial, inserido no contexto nacional e internacional.
Valores
São os seguintes os valores do IEDA:
Meritocracia; Proactividade; Acessibilidade; Trabalho em equipe; Justiça Social; Imparcialidade; Continuidade; Unicidade; Responsabilidade; Equidade; Transparência; Profissionalismo; Competência; Respeito e Entreajuda.