O que é este curso?

O Programa de Ensino Secundário à Distância (PESD) é uma forma de provisão do Ensino Secundário que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano oferece através do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA), no âmbito dos esforços visando o alargamento do acesso ao Ensino Secundário Geral dos graduados do ensino primário e do ensino secundário primeiro ciclo ou equivalente, independentemente da sua idade, sexo, profissão e zona de residência, que optem pela modalidade de EAD, através do PESD.

 

PARA QUEM?

Para qualquer cidadão graduado da 7ª ou de uma classe do ensino secundário que esteja interessado em continuar os seus estudos e que queira frequentar a 8ª Classe ou outra classe ou concluir  o Ensino Secundário Geral.

METODOLOGIA DE ENSINO

O modelo pedagógico do PESD preconiza a organização da aprendizagem por ciclo e por classe. No entanto, no II Ciclo, a aprendizagem é apenas por ciclo.

A aprendizagem no PESD, compreende dois modelos opcionais:

  • Por classe (o aluno completa os módulos respeitantes a cada uma das classes do ciclo).
  • Por ciclo de aprendizagem (o aluno completa os módulos elaborados para o ciclo de aprendizagem e escolhe a ordem pela qual pretende vencer as disciplinas/módulos, seguindo a precedência).

Os materiais auto-instrucionais do PESD foram cuidadosamente planificados e desenvolvidos de acordo com os princípios de desenho instrucional para que facilitem a auto aprendizagem e, o aluno determina, por si só, o seu nível de progressão.

DURAÇÃO DO CURSO

O PESD 1 que compreende 45 módulos tem a duração de 3 anos, e o PESD 2 com 80 módulos tem a duração de 2 anos.

Baixar o regulamento do curso logo abaixo

Regulamento do curso

CONSULTAR REQUISITOS

Ser graduado da 7ª ou de uma classe do ensino secundário.

Faça já sua pré-inscrição

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.