No âmbito da parceira entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Governo do Canadá, Associação Progresso e CODE decorreu nos dias 14 a 18 de Janeiro de 2019 a capacitação sobre Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS) aos técnicos do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA) e Universidade Pedagógica (UP).

A capacitação tinha como objectivo criar um ambiente de aprendizagem à distância e recursos de aprendizagem multimédia que possam apoiar a formação de professores primários em Moçambique.

Sob orientação de uma equipa de consultores liderada por Francisco Botelho, os participantes instalaram o Moodle LMS versão 3.5 e desenvolveram o site de ambientes externo e interno do Moodle. Com estes produtos espera-se que o ambiente eletrónico de ensino esteja mais atraente para os alunos, actualizado e com recursos interactivos de aprendizado multimídia para uso on-line.

O trabalho realizado para melhorar a educação a distância em Moçambique foi possível graças ao apoio financeiro do Projecto Mozambique LNG, liderado pela Anadarko.